Connect with us

Alagoinha do Piauí

Jornada Pedagógica em Alagoinha trabalha práticas docentes e qualidade do ensino público; fotos

Publicado

em

Professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da Rede Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí, participaram durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, da Jornada Pedagógica.

A formação aconteceu na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha e teve como tema “Sem a curiosidade que move, que me inquieta, que me insere na busca, nem aprendo e nem ensino”.

O objetivo da Jornada Pedagógica é trabalhar o corpo docente e prepara-lo para o ano letivo. Durante os encontros há momentos de reflexão, descontração e compartilhamento de experiências e saberes.

No primeiro dia da jornada houve reunião com o núcleo gestor das escolas e foi trabalhado a respeito da gestão escolar. O encontro foi conduzido pela professora Adriana Rocha, diretora do Departamento Pedagógico.

No dia 16, segundo dia da programação, houve palestra ministrada por Ana Patrícia de Souza Gonçalves. A docente trabalhou o tema “Saberes e fazeres integrados à formação e prática docente: Por uma escola pública de qualidade”.

O prefeito, Jorismar Rocha, presente no evento saudou todos os docentes e falou do trabalho da gestão “Seguindo no caminho certo”.

“Temos feito em nossa gestão tudo para que as coisas funcionem da melhor forma, a secretaria se desenvolva e os professores tenham apoio necessário em todas as áreas para podermos ter um resultado de boa qualidade. Tivemos no Enem alunos que ultrapassaram a nota 900 na redação. Isso é fruto do ensino que vem desde o infantil até o final. O reflexo da educação depende de todos, desde o vigia. Quando temos um resultado seja bom ou ruim reflete na educação do município”, falou o prefeito. “Temos uma grande preocupação, uma grande responsabilidade na educação”, acrescentou.

“Estamos mantendo além do piso as gratificações, pagando o precatório”, acrescentou Jorismar esclarecendo a execução de vários repasses referentes a Educação Municipal.

Publicidade

Patrícia trabalhou as práticas docentes abrangendo níveis de ensino desde o Infantil até os Anos Finais – 9º Ano, no tocante ao acolhimento do aluno, pesquisas trabalhadas pelos professores diante do componente curricular, bem como a inclusão dentro do espaço escolar.

“Essa inclusão tem que acontecer. Não existe o que pensar em uma escola que não acolhe mais aqueles alunos que têm alguma deficiência intelectual ou física. Ela [a escola] tem que estar preparada, os profissionais têm que se prepararem para atender toda essa demanda, pois faz parte de uma educação que acompanha a sociedade. É uma casa onde o ensino acontece na perspectiva de termos uma sociedade melhor”, explicou.

Na abertura da jornada, a secretária de Educação e primeira-dama, Anatália Rocha, fez uso da palavra e deu boas-vindas aos professores, ao prefeito, destacou como produtivo e anunciou as demais atividades da jornada durante os outros dias.

“O que precisar de mim sempre estou à disposição”, destacou. “Só tenho a agradecer a vocês pelo compromisso que têm”, disse direcionando agradecimentos a toda equipe da Secretaria de Educação. “Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria e paz em mais um ano letivo que inicia”, concluiu Anatália Rocha ressaltando que no dia anterior foram trabalhadas reuniões com os gestores e cada diretor irá repassar informações sobre o ano letivo.

A professora, Valmira Sá, iniciou seu pronunciamento agradecendo e falou sobre o sucesso dos alunos da Unidade Escolar Estadual Alencar Mota em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio – edição de 2022. Ela destacou durante seu discurso a importância da base escolar – ensino municipal – para o sucesso futuro.

“Através do PNAIC mudamos nossa metodologia de trabalho. Parabenizo o prefeito porque mesmo com toda dificuldade ele veio aplicando de forma linear e na carreira os aumentos do piso, respeitando o que a lei diz e o plano de cargos e carreiras. Estamos de parabéns”, disse Valmira.

Professora Janaiane Anjos, coordenadora do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização da Idade Certa) reafirmou o compromisso e destacou que o objetivo em comum é educar.

“Somos professores da rede municipal com orgulho, com amor e com a dedicação que nós sabemos fazer. O conhecimento é nosso porque buscamos ele. Estamos aqui porque nós buscamos melhorar cada dia mais, levar uma educação de qualidade com empatia, com amor e respeito para todos os nossos alunos. Que esse ano letivo traga muitas bênçãos em nossas vidas e que consigamos conduzir com maestria nossos educandos e as famílias dos nossos educandos”, destacou.

Nesta sexta-feira (17) último dia da Jornada Pedagógica, foi ministrada a 6ª Capacitação das Manipuladoras de Alimentos, pela nutricionista, Mayara Teresa. Ela destacou a importância das boas práticas na manipulação dos alimentos.

Publicidade

“Tais práticas durante a manipulação dos alimentos garantem a segurança alimentar da merenda escolar ofertada aos nossos alunos”, ressaltou enfatizando a importância do preparo com afeto e atenção.

“Nossos alunos são nossos clientes e assim como em qualquer estabelecimento, na escola também precisam estar satisfeitos com as refeições ofertadas. Tudo que fizermos, o ingrediente mais importante deverá ser o amor”, concluiu agradecendo a parceria e a presença de todas as servidoras, bem como direcionou agradecimentos à secretaria de Educação, Anatalia Rocha, por proporcionar o evento e pela parceria de sempre.

Além disso, teve também a formação com professores de 3º ao 5º ano, conduzida por Janaiane Anjos, que trabalhou o projeto “Lendo você fica sabendo”.

A formação, segundo a docente, é fornecida pelo governo do Estado em parceria com os municípios através do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa) e tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos através de material didático voltado para despertar habilidades no processo de alfabetização de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Concordamos em abranger a formação para professores de 3º, 4º, e 5º ano do Fundamental para que todos os anos possam trabalhar a recuperação de aprendizagem de alunos, com objetivo de atingir alfabetização dos mesmos”, explicou.

Início das aulas

As aulas estão previstas para iniciarem no próximo dia dia 27 de fevereiro.

Publicidade

Rede Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí

A Rede de Ensino do município de Alagoinha é composta pelas escolas Joaquim José da Silva, Jonas Nicolau da Rocha (sede e anexo), Francisco Teodoro de Brito, João Francisco de Sousa e Joaquim Domingos de Sousa.

Dados da Secretaria Municipal de Educação apontam que 800 alunos estão matriculados para o primeiro semestre de 2023.

A Secretaria de Educação de Alagoinha do Piauí é composta por 120 servidores entre professores, diretores, coordenadores supervisores, motoristas, serviços gerais e outros.

Veja mais fotos do 1º 2º e 3º dia

Publicidade

1º dia

2º dia

3º dia

3º dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS