Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Márcio Alencar, Hermilinda e nove vereadores são diplomados pela justiça eleitoral; Veja fotos

Publicado

em

O prefeito reeleito Márcio William Maia Alencar (PT) e a vice-prefeita Hermilinda de Carvalho Gomes (PRTB) foram diplomados pela Justiça Eleitoral para o comando do executivo no município de Alegrete do Piauí. A diplomação é feita somente aos candidatos que não apresentam nenhuma restrição junto à Justiça Eleitoral e garante o direito à posse deles em 1º de janeiro de 2017. Esse é o último ato do processo eleitoral, que torna os candidatos aptos a tomarem posse em janeiro.

A solenidade de diplomação foi realizada na noite desta quinta-feira, 15, na quadra poliesportiva do Ginásio Governador Guilherme Melo, na cidade de Fronteiras, sede da 40ª Zona, presidida pelo juiz eleitoral Dr. João Manoel de Moura Ayres.

O evento contou com as presenças do chefe de Cartório da 40ª ZE, Sergio Portela da Costa, e do Ministério Público Eleitoral, através do promotor Dr.Edgar dos Santos Bandeira Filho, do deputado estadual, Dr. Pablo Santos, além de um grande número de pessoas, dentre políticos, amigos e familiares dos diplomados.

Essa é a quinta vez que o grupo político da família Alencar, governa o município. O ex-prefeito, Francisco Edilton Alencar, pai do atual prefeito Márcio Alencar, foi o primeiro prefeito de Alegrete do Piauí e administrou a cidade do ano 1992 a 1996, eleito novamente em 2000, comandou o município até 2004, no mesmo ano foi reeleito e permaneceu no cargo até 2008. Edilton ajudou a eleger ainda na sua trajetória política dois sucessores, os ex-prefeitos Manoel Afrânio Ramos e Joaquim Leal Neto. Em 2012 Edilton elegeu seu filho, Márcio William Maia Alencar, numa eleição histórica, onde venceu o prefeito da época, Joaquim Leal Neto, que hoje integra a base governista. Nas eleições desse ano, Márcio foi candidato a reeleição e venceu a disputa com mil novecentos e cinqüenta e seis votos, o equivalente a 53.04% dos votos válidos. A maioria sobre o segundo colocado foi de duzentos e vinte e quatro votos. Marcio é querido pela população pela simplicidade e humildade que administra a cidade, nos últimos quatro anos diversas ações social, educativa, religiosa e cultural foram marcadas na sua gestão.

Já diplomado, Márcio Alencar promete dar continuidade a boa gestão e disse buscar melhorias no seu segundo mandato. “Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido em Alegrete, pela nossa atual gestão, aprimorando o que deu errado e moldando uma gestão pautada na transparência e no trabalho. Minha prioridade foi e sempre será o povo. Nesse primeiro momento quero resolver o problema de água da cidade e investir em saneamento básico, saúde, educação e assistência social que efetivamente atenda a todos”.

Publicidade

Emocionado, Márcio agradeceu a população pela expressiva votação e disse que recebe o diploma com sentimento de gratidão. “Sinto-me agraciado pelo povo que nos reelegeu como prefeito de Alegrete, com a certeza que nunca esconderei da responsabilidade que me foi atribuída, trabalharei diuturnamente para continuar o progresso e o desenvolvimento desta terra que amamos nossa querida Alegrete”.

Marcio disse ainda que haverá mudanças nos nomes do secretariado e a composição e anuncio se dará após o dia 10 de janeiro. Márcio também falou que já trabalha para a eleição da presidência da Câmara de Vereadores e fará o presidente entre os vereadores eleitos do seu grupo.

No cargo de vice-prefeita, a Justiça Eleitoral diplomou para seu primeiro mandato como vice, a professora e atual vereadora Hermilinda de Carvalho Gomes, do PRTB, Hermilinda é presidente da Câmara e sobrinha do atual vice-prefeito “Seu Manel” vereador eleito nesta legislatura. 

E para a Câmara Municipal, os eleitos nos cargo de vereador. Dos nove diplomados, seis pertencem ao grupo liderado pelo prefeito reeleito . Os vereadores diplomados são eles: Manoel João Ramos (Seu Manel – PRTB), Erasmo de Araújo Lima (PSC), Constâncio Nicolau Ramos (PP), Claudilto Rodrigues Ramos (Cláudio do Milton- PT), Manoel Roberes de Alencar Ramos (Bel Ramos – PSB), Paulo Lucemberg de Alencar (PT), Mateus Vicente Ramos Rodrigues (PRP), Firmino Pedro de Sousa (PSD) e Luís Carlos Ramos Rodrigues (PSD). Também foram diplomados quatro suplentes, dois de cada coligação. Sendo eles;  Regina Alencar de Carvalho (REDE); Francisco Antônio Alves (Chico Viturino – PMN), Francisco Lourenço da Silva (Neném do Lourenço – PSD)  e  Josiel José Alves ( Josa -PSD).

Márcio esteve acompanhado de diversas lideranças do município de Alegrete, destaques para as presenças do seu pai o ex-prefeito Edilton Alencar, sua mãe, a supervisora de ensino da rede estadual, Virginia Célia, o ex-prefeito Joaquim Leal e demais familiares e amigos.

Os eleitos diplomados no município de Alegrete do Piauí serão empossados pela Câmara Municipal em sessão solene a ser realizada no dia 1º de janeiro.

Publicidade

O juiz eleitoral, Dr. João Manoel de Moura Ayres fez um longo discurso, onde destacou que a diplomação marca o fim do processo eleitoral para o TRE, e marca o inicio do trabalho para os eleitos. “É com muita honra e satisfação que a Justiça Eleitoral diploma hoje os eleitos para prefeito, vice-prefeito e vereadores dos municípios de Alegrete, Caldeirão Grande, São Julião e Fronteiras. A diplomação é o ato que conclui a campanha eleitoral, os eleitos estão apartir de agora aptos a assumirem os seus mandatos. Enquanto que para nós a diplomação marca o fim do processo eleitoral, para os eleitos o processo está apenas começando. Diferentemente do que se pensa que é difícil não lograr êxito na campanha eleitoral, mas se exercer a contento seus mandatos voltados para o povo terá sucesso. Não podem jamais se esquecer que foram eleitos pelo povo para cuidar e zelar pelo bem estar social seja no executivo, seja no legislativo. Como dizia o ex- presidente Abram Lincoln a democracia vem do povo, pelo povo e para o povo. Vivemos em uma crise não só financeira, mas institucional, o que faz os poderes públicos repensarem seu compromisso com o povo. Faz se necessário que o gestor conduza o executivo municipal em sua imparcialidade, deixando de lado, as avarezas criadas naturalmente durante a campanha eleitoral que passou, intensificando a criação de projetos e ações que visem à melhoria da vida da população.

O magistrado falou ainda da importância da independência e harmonia entre os poderes. “Por outro lado, o legislativo local deve fazer JUS aos cargos pelo qual foram escolhidos, e exercer com total independência o poder de legislar, buscando êxitos nos trabalhos da casa, criando efetivas políticas públicas que façam a verdadeira transformação social. Para que tudo isso aconteça, os gestores devem criar mecanismos que busquem alternativas para os municípios. Todo poder constituinte deve cumprir seu papel, com independência e harmonia. Desejamos, portanto sucessos nos seus mandatos”. Conclui o magistrado.

Veja mais fotos da solenidade:


 

 

Publicidade

 

 




















Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS