Connect with us

Araioses

Secretaria de Saúde de Araioses firma parceria com o IFMA e vacina alunos e servidores contra gripe

Publicado

em

Com o intuito de fazer com que a imunização contra a gripe chegue a um público cada vez maior, a Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou uma parceria com o o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), para a realização de vacinação na sede da instituição.

Como parte desse trabalho, foi realizada na última sexta-feira (19), uma ação de vacinação no campus, que garantiu a imunização de diversos estudantes e servidores contra a gripe.

O Coordenador de Imunização, Rodrigo Araújo, explicou como é organizada a aplicação e quem pode tomar.“A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19”, disse.

O responsável por aplicar as vacinas, Micael Barros, destacou a importância de serem feitas colaborações como essa, para que toda a população seja beneficiada. “Estamos com essa parceria com o Instituto Federal do Maranhão campus Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinando servidores estudantes e colaboradores contra a Influenza. Queremos agradecer a todos os profissionais que estão aqui realizando a vacinação. Essa parceria é importante para que possamos prevenir e proteger todos que fazem parte da instituição”, pontuou.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19. A vacinação é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos.

A Secretaria de Saúde informou que a vacina da gripe (influenza), está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Facebook

MAIS ACESSADAS