Connect with us

Belém do Piauí

Belém atinge 100% de cobertura vacinal contra aftosa e fica em 5º lugar no Piauí

Publicado

em

O Piauí encerrou no último dia 30 de abril a Etapa I da Campanha Vacinação Contra a Febre Aftosa. Produtores terão até o dia 15 de maio para realizarem a certificação da imunização junto a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), órgão responsável pelo controle e monitoramento e fiscalização.

O foco dessa última etapa de vacinação, que garante o gado piauiense livre da aftosa, mesmo sem campanhas massivas de imunização, é garantir que o Piauí ganhe o selo para exportação da proteína animal.

Belém do Piauí está entre os municípios do estado que se destacaram na campanha de bovinos ao atingir 100% da cobertura vacinal, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo Luiz José, técnico administrativo da ADAPI no município, além de atingir a meta, Belém ficou em 5º lugar no processo de certificação vacinal.

“Nós fizemos um trabalho junto com os produtores, incentivando a vacinarem seus rebanhos e agilizarem a certificação. E no dia 29 de abril, um dia antes do término da campanha, nós conseguimos finalizar a certificação.”, enfatizou o técnico.

Na Etapa I de 2024, Belém tinha 94 propriedades com produtores regularmente cadastrados de bovinos, e uma população de 2.151 animais, e todos foram vacinados.

Com esse trabalho, o município de Belém do Piauí contribui com o plano do Governo do Estado, que é tornar o gado piauiense livre da aftosa, mesmo sem campanhas massivas de imunização, e ganhe o selo para exportação da proteína animal, abrindo novos mercados e possibilidades de exportação da carne bovina para todo o Brasil.

Publicidade

Em entrevista, Luiz José destacou que em todas as campanhas que esteve à frente, o município de Belém sempre atingiu 100% de vacinação do rebanho bovino.

“Esse ano nós conseguimos agilizar também a certificação. Fizemos tudo antes mesmo do fim da campanha. Quero aqui agradecer aos criadores pela parceria e colaboração, ao Dr. Abdias Último, médico veterinário que está à frente da Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Jaicós, por todas as orientações e ajuda; e ao prefeito Ademar Carvalho, que é um gestor sempre preocupado com o pequeno produtor, agradecer por todo apoio.”, disse.

Sobre a aftosa

A febre aftosa é uma doença causada por vírus da família picornaviridae. Muito contagiosa, a enfermidade pode acometer criações inteiras. Com as campanhas de vacinação, o Piauí não registra casos da doença e garante qualidade de produção, podendo, então, suspender a obrigatoriedade de vacinação do gado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS