Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Prefeitura contrata psicóloga para a Educação e insere psicologia escolar na rede municipal

Publicado

em

O prefeito Ademar Carvalho, atendendo uma demanda da Secretaria Municipal de Educação gerida pela professora Claudeci Ribeiro, inseriu o atendimento psicológico da Rede Municipal de Ensino.

A psicóloga contratada Dra. Débora Barros, vai atender às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, integrando a equipe de apoio multiprofissional da Educação Municipal.

A iniciativa dá continuidade as ações de suporte a Educação na oferta do ensino em Tempo Integral do município de Belém do Piauí, inserido desde o início do ano letivo.

A profissional foi apresentada a comunidade escolar na manhã da sexta-feira, 26 de maio, quando junto a secretária Claudeci Ribeiro, o assessor pedagógico e psicopedagogo Edson Sá e o supervisor de ensino, o professor Jairo Dias, visitaram todas as escola da Rede Municipal de Ensino.

Na oportunidade, a psicóloga Dra. Débora Barros, falou sobre o seu trabalho e a importância da psicologia escolar como suporte ao autoconhecimento, identificação de sinais de stress, ansiedade, orientação profissional, gestão de conflitos familiares e de identidade, bem como de superação traumas ou medos resultantes do isolamento social do período pandêmico, além da identificação de eventuais problemas ou transtornos de aprendizagem.

A psicóloga, ainda ressaltou sobre a necessidade da escuta ativa na prevenção de adoecimentos socioemocionais, como pensamento suicida entre outros transtornos, enfatizando a importância do acolhimento psicológico como suporte para o desenvolvimento integral especialmente na adolescência que é marcada por mudanças constantes, medos, sonhos, projetos e frustações.

A profissional, também, chamou a atenção dos alunos sobre os aspectos das escolas e demais espaços públicos da cidade que se assemelham as escolas particulares e dos grandes centros urbanos.

A secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, disse que sente-se realizada com a inserção da profissional na rede de ensino. “Era um sonho dos profissionais e das famílias, o desenvolvimento dessa ação especialmente agora que as escolas ofertam a Educação em Tempo Integral para alunos da Pré-escola (04 anos) até o 9º ano do Ensino Fundamental”, explicou.

O supervisor Jairo Dias, falou sobre a importância de uma escuta e aconselhamento especializado, principalmente, quanto às situações de medo e insegurança sobre a tomada de decisões. “É mais que um suporte é a ancora para superação de experiências desafiadoras”, afirmou.

O assessor pedagógico Edson Sá, enalteceu o apoio do prefeito em sempre atender as demandas escolares, bem como de oportunizar transformações na vida dos munícipes, acrescentando sobre a política municipal de educação coordenada pela secretária Claudeci. Ele ainda esclareceu aos alunos que psicologia escolar é uma alternativa para a cultura de paz nas escolas e de orientação para os adolescentes superarem os conflitos familiares e de identidades, a prática de Bullying, melhorar as relações sociais entre outras possibilidades.

A diretora da Escola Monte Sinai, professora Elidalva Leal, disse que é a realização de um sonho e que acredita que a escola a partir de agora, terá um clima mais confortável.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 4cc05e13-6a63-4779-8cb7-3b4b9d49f0a7-1024x461.jpg

Na ocasião, a gestora da escola apresentou a sala de atendimento individualizado composta por uma recepção e sala de atendimento climatizada e com móveis, além de recursos pedagógicos apropriados aos atendimentos.

Na execução de suas ações, a psicóloga atuará fazendo visitas, observações, estudos de casos, atendimento de grupos nas escolas, palestras educativas e ainda será definida uma agenda de intervenções psicológicas, “psicoterapias” na sala de referência localizada na Escola Monte Sinai.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS