Connect with us

Belém do Piauí

Jovem de Belém do Piauí é aprovado em 1º lugar para mestrado na Universidade de Brasília

Publicado

em

José Fabrício de Carvalho Leal, jovem de apenas 22 anos, natural de Belém do Piauí, foi aprovado em 1º lugar no Mestrado do Programa de pós-graduação em Medicina Tropical da UnB – Universidade de Brasília.

Fabrício, como é conhecido em sua cidade, pertence a uma família simples, sendo filho de Marciela Aparecida de Carvalho Leal e Francisco José Leal, e irmão, Fred Maylon Carvalho Leal.

Fabrício com a família – Foto: Arquivo pessoal

O jovem é aluno oriundo da escola pública. Estudou até o Ensino Médio em Belém do Piauí. Ingressou no Ensino Superior em 2017, na Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, onde concluiu a graduação em Ciências Biológicas.

Durante a graduação, Fabrício se destacou em diversas atividades. Foi aluno de Iniciação Científica, integrante do Núcleo de Pesquisa em Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas (NUPPEDONE), trabalhando na Linha de pesquisa Culicídeos Vetores de Doenças Negligenciadas.

“Obtive experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia de Parasitos e Vetores – caracterização fenotípica e controle vetorial dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles, potenciais vetores de arboviroses, e experiência em análise toxicológica com a utilização do bioensaio com Artemia salina.”, contou ele.  

Também foi Diretor de Comunicação da Liga Acadêmica de Zoologia do Piauí (LAZOO-PI), atuou como membro organizador no Projeto de Extensão “Projeto Covid-19: Se liga na rede! Descomplicando a ciência e promovendo saúde”, e atuou no Programa de Iniciação à Docência.

Publicidade

Além disso, na graduação, o jovem apresentou trabalhos em congressos no Piauí, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, entre outros. Participou de cursos em várias instituições do Brasil, como na UFPR em Curitiba, USP e na FIOCRUZ. Ele também publicou artigos e capítulos de livros.

“Sou imensamente grato a Deus, pois tudo é por meio dEle e por ter me dado sabedoria, saúde, paciência e força para persistir em meio as adversidades. Grato a minha família por acreditar junto comigo que a educação é a forma de mudar a vida. E a todos que estão me apoiando nessa nova fase.”, disse Fabrício.  

Ele afirma que o mestrado sempre foi um sonho que parecia distante, mas que agora será realizado. “Ter a oportunidade de vivê-lo é algo que realmente muda tudo na minha história, pois, quem conhece a minha trajetória sabe o quanto batalhei e ansiei pela chegada desse momento. Não foi fácil, mas aprendi dia após dia que os ‘nossos sonhos, a gente é quem constrói’”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS