Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza culminância da campanha ‘Maio Laranja’ pela proteção de crianças e adolescentes

Publicado

em

No Brasil, os meses do ano foram divididos em cores para lembrar datas marcantes e para reforçar o combate a doenças ou crimes. Maio, por exemplo, é laranja, em alusão à campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para chamar a atenção da sociedade para esse grave problema, o município de Belém do Piauí aderiu novamente à campanha e desenvolveu diversas atividades ao longo do mês de maio.

A campanha foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

O objetivo, orientar e conscientizar sobre a necessidade de se prevenir e combater essa prática criminosa, a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A culminância da campanha aconteceu nesta sexta-feira, 27, na quadra poliesportiva, e contou com a participação do prefeito Ademar Carvalho, do vice-prefeito Francisco Reis (Tico), vereadores, secretários municipais e gestores escolares.

Publicidade

O evento reuniu, também, alunos das escolas municipais, adolescentes Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realizaram diversas apresentações acerca do tema, sobre a origem do 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A assistente social Olisabel Silveira, que é presidente do CMDCA, falou sobre a fragilidade das crianças na posição de vítima indefesa e alertou para as consequências traumáticas que esse tipo de crime causa na vida das vítimas.

Ela fez um chamamento para a população adulta a vigiar. “É um crime que a vítima tem vergonha de expor. Então, os adultos devem estar prestando atenção nas crianças. A pessoa que está sofrendo essa violência, ela muda de comportamento. Se você observar, ela deixa de ser uma criança alegre e passa a ser uma criança mais contraída, ficando mais dentro do quarto. Ela se isola da família, na escola, e fica apavorada quando o abusador encosta nela. Precisa que nós adultos, que os pais de família, prestemos atenção. E da mesma forma, os professores. As escolas tem um papel importante, orientando os alunos desde a infância.”, disse.

Em sua fala, a secretária municipal de Assistência Social, Anaías Carvalho, salientou a importância da campanha Maio Laranja, por reforçar para a população a necessidade do enfrentamento contra o abuso e exploração sexual de crianças. “O Maio Laranja é uma campanha simbólica para chamar a atenção para esse grave problema e orientar como devemos agir, como denunciar. Mas, os cuidados devem permanecer por todo o ano. Proteger crianças e adolescentes da violência é um papel de todos, não só hoje, mas todos os dias.”, disse.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS