Connect with us

POLÍTICA

“Hidrogênio verde é uma grande mentira do governador” diz Ciro Nogueira

Publicado

em

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) voltou a criticar o governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT). O assunto em destaque é sobre o projeto de hidrogênio verde. Ciro disse que o hidrogênio verde “é uma grande mentira do governador”.

De acordo com Ciro Nogueira, o governador do Piauí tenta disfarçar prometendo uma grande mentira.

Nogueira revelou que fez uma análise do projeto e chegou a conclusão que a abrangência é superior a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que fica situada no Paraná. “Teria que se construir mais de uma Itaipu para poder produzir o que ele está dizendo. O governador não passa de um mentiroso e quer enganar a população”, disparou.

O senador piauiense e presidente nacional do Progressistas acrescentou ainda que para produzir o que foi dito de acordo com o projeto seria necessário 20 gigawatts (GW) de potência. O número é superior a Itaipu que produz 14 gigawatts.

O presisente nacional do Progressistas revelou que foi até a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) consultar os dados. “Fui na Aneel até torcendo que fosse possível e não tem essa previsão de levar essa quantidade de energia para Parnaíba”.

Publicidade

Além da energia é necessário água para a produção de hidrogênio. “A água necessária para produzir o hidrogênio verde seria o abastecimento de água de Teresina. É cinco vezes o que Parnaíba precisa. Gente é mais uma mentira. Mais uma tentativa de enganar a sua boa fé, o seu sentimento, a sua esperança. As pessoas do Partido dos Trabalhadores não têm compaixão e não têm compromisso com o futuro desse estado”, disse.

Hidrogênio Verde

Em dezembro de 2023, o Piauí lançou por meio das empresas Green Energy Park e Solatio, o megaprojeto de hidrogênio verde com a intenção de liderar a produção do “combustível do futuro” e de abastecer o mercado europeu e brasileiro. A primeira etapa do projeto tem previsão para iniciar suas operações em fevereiro de 2027. Ao todo, estão previstos 20 mil megawatts (MW) de potência. O projeto pleno estará em funcionamento em 2035. O investimento é de R$ 100 bilhões e a expectativa é que as obras gerem mais de 10 mil empregos até 2027 e mais de 60 mil até o ano de 2035.

O principal objetivo da produção de hidrogênio verde é utilizá-lo como fonte de energia, em substituição ao atual ciclo que gera gases que têm contribuído para o aquecimento global. Atualmente, a exploração do petróleo é de onde se obtém, por exemplo, a gasolina. No entanto, os danos oriundos dessa exploração, que emite o gás carbônico, têm tido efeitos que têm chamado a atenção de pesquisadores do mundo inteiro.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS