Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Conferência de Assistência Social discute reconstrução do SUAS em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

O município de Caldeirão Grande do Piauí realizou nesta terça-feira, 04 de julho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.  

A Conferência é promovida pela Prefeitura, através do Conselho Municipal de Assistência Social, com a parceria da Secretaria de Assistência Social de Caldeirão Grande do Piauí.

O evento aconteceu no auditório Maria Santa de Alencar e reuniu trabalhadores e usuários da assistência social, representantes de entidades e autoridades municipais como a vice-prefeita, Zulene Leal, os vereadores França Miranda, Reginaldo Antônio e Izaias Ferreira, os secretários Raimunda Ribeiro( da Assistência Social) e Marcos Alencar (da Saúde), dentre outros.  

A assistente social Maisa Alencar, falou sobre o objetivo da Conferência. “O objetivo é de analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social, na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, além de eleger os delegados para a Conferência Estadual”.  

A vice-prefeita Zulene Leal, enfatizou a importância da Conferência no aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas a assistência social. “A presença e participação de todos nós nessa Conferência é fundamental para o debate e construção da política de assistência social e proposição de novas diretrizes para o munícipio”, disse.  

A secretária de Assistência Social, Raimunda Ribeiro, acolheu os participantes com as boas-vindas e frisou a importância do momento para que se possa ampliar o debate a respeito dos direitos assistenciais.  

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliene Antônia, abriu oficialmente o evento. “Sejam todos bem-vindos a 12ª Conferência de Assistência Social de nosso município. Que possamos contribuir para a reconstrução do Suas que temos e o Suas que queremos”, disse.  

Na ocasião, a adolescente assistida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ana Ketly, apresentou um cordel sobre a importância da Conferência, de autoria, do Carlos, também, integrante do Serviço de Convivência.  

Após o credenciamento, a formação da mesa das autoridades e a entoação do Hino Nacional Brasileiro, dos discursos, abertura oficial da Conferência e a apresentação do cordel, a assistente social Ana Agardênia leu o Regimento Interno. 

A palestra magna foi ministrada pela assistente social, Janaína Lucélia, que é mestre em políticas públicas. Ela abordou sobre central – “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e os cinco eixos temáticos. 

Após a palestra, divididos em cinco grupos, os participantes elaboraram diversas propostas de implementação das políticas públicas da Assistência Social, direcionadas ao município, estado e união. 

As propostas de grupo foram apresentadas na plenária final e submetidas a aprovação dos participantes. 

Dentre as propostas estão, ampliar recursos para a efetivação dos meios de acesso aos usuários às instâncias de controle; programas para adolescentes e jovens terem acesso ao empreendedorismo, esporte, cultura, agricultura, artesanato, entre outros; cursos e capacitações para usuários de programas sociais para desenvolverem suas habilidades gerando emprego e renda, dentre outros.  

Ao final, também foram escolhidos os representantes do município que irão participar da Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá ainda este ano.  

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS