Connect with us

Ipiranga do Piauí

Evento celebra Dia da Mulher, debate pautas e disponibiliza serviços gratuitos em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, os Movimentos Sociais de Mulheres, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Associações, realizaram nesta quinta-feira (09), uma atividade social em Ipiranga do Piauí.

O evento aconteceu na Praça da Conceição e foi realizado também em parceria com a Prefeitura de Ipiranga, Academia de Dança Nety Dance, Secretárias de Cultura, Saúde e Assistência Social e Assaripe.

A pauta do movimento social buscou refletir sobre os direitos das mulheres, os altos índices de Violência contra às mulheres e os Feminicídios no Estado do Piauí. O momento contou com a presença de autoridades Municipais e Estaduais e GPM de Ipiranga.

O evento disponibilizou gratuitamente aferição de Pressão Arterial, orientações quanto a prevenção do câncer do colo de útero, auto cuidado e momento de atividades físicas. Também foram prestadas informações sobre os projetos em execução no município voltados para as mulheres.

A abertura do evento contou com mensagens de fortalecimento para as mulheres, apresentação artística de mulheres e mensagens de apoio das autoridades presentes: Prefeito Municipal Elvis Ramos; Vice-Prefeita Iolanda Rêgo; Vereador João Batista que representou os Vereadores presentes, (Vereador Neilon Carvalho, Henrique Leal,Tiago Leal); Ricardo Leal, liderança do PSD; João Fontes, Presidente do Partido dos Trabalhadores de Ipiranga; Secretária de Assistência Social Iolita Ramos; Secretário de Saúde Derisvaldo Xavier; Secretária Estadual da FETAG Piauí- Marlene Veloso Matos e Secretária Sindical do Polo Regional de Valença-Paula Ângela.

A programação contou também com uma roda de conversa com o tema “Violência contra às Mulheres e impactos na sociedade”, conduzida por Beel da Silva, Professora, Mestranda em Sociologia/UFPI e Coordenadora Territorial de Direitos Humanos SUDH/SASC, além de um momento interativo com sorteio de brindes e música ao vivo.

Sobre a ação social, pontuou a líder dos movimentos sociais em Ipiranga do Piauí, Pauliane Fontes. “8 de Março não é um dia comemorativo apenas, mas também reflexivo. As mulheres precisam compreender que a luta por direitos e lugar na sociedade ainda continua e está cada dia mais desafiadora. Não é sobre comemorar e sim buscar evoluir como cidadãs, mulheres do lar, do campo, mulheres de poder. É sobre a vida das mulheres, sobre o fim das Violências, sobre igualdade, sobre respeito; sobre união entre as mulheres”.

Ela ainda acrescentou: “O que buscamos enquanto movimento social é alertar as mulheres do poder da união feminina e acima de tudo empoderar as mesmas a saírem dos ciclos de Violências que é o nosso maior desafio. Estamos avançando tendo em vista que nesses dois anos de trabalho conseguimos retirar muitas mulheres de ciclos e situações críticas de violências. Seguimos firmes nas lutas por todas as mulheres não só de Ipiranga, mas de todo o Estado do Piauí”.

Os movimentos e Organizativos de Mulheres de Ipiranga contam com o apoio de outras Organizações a nível de Estado: Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio; Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as mulheres.


Facebook

MAIS ACESSADAS