Connect with us

Jaicós

II Intercâmbio Regional de Capoterapia reúne mais de 300 idosos em Jaicós; Fotos!

Publicado

em

Cerca de 350 idosos de várias cidades se reuniram no último sábado (25), na cidade de Jaicós, para participarem do II Intercâmbio Regional de Capoterapia, evento organizado pelo professor Jairo Costa, com o intuito de realizar o intercâmbio entre as diversas cidades participantes e gerar mais qualidade de vida para a pessoa idosa.

O intercâmbio aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contou com vivências, apresentação artística, hidrocapoterapia, desfile e forroterapia, com a participação de diversos profissionais.

Após a formação da mesa de honra e pronunciamentos, o cordelista Paulo Pereira realizou a apresentação de um cordel sobre a capoterapia, em seguida, com a participação dos coordenadores de cada cidade, foram realizadas atividades ao som de animadas cantigas, em um momento de muita interação, descontração e alegria.

Em seguida, houve o desfile para escolha do rei e rainha 2018, atividade que contribui para a valorização e autoestima do idoso. Logo após, foi servido um almoço para todos os participantes.

Durante a tarde, aconteceu ainda a hidrocapoterapia e o forroterapia, com a participação do sanfoneiro Isael Veloso.

Em entrevista ao Cidades Na Net, o professor Jairo Costa, falou da importância da Capoterapia para os idosos. “Essa atividade é importante por relacionar os idosos e trazer mais para perto os valores sociais, como a questão afetiva. A Capoterapia tem duas terapias bem características, que são a do riso e do abraço, que a gente não só abraça fisicamente, mas abraçamos os valores humanos e da vida” disse ele.

Jairo ainda disse que este ano, o intercâmbio contou o triplo de cidades participantes. “O primeiro intercâmbio a gente fez em Itainópolis com apenas três cidades, mas este ano o número triplicou, tendo 13 cidades participantes. E a importância está em resgatar os valores familiares e sociais e aproximar as pessoas de uma forma positiva” falou.

Publicidade

A senhora Zumira de Carvalho, de São Julião, que pratica Capoterapia há cerca de 8 anos, disse que é uma ótima atividade.“Para nós tem sido ótimo, eu fui uma das primeiras a entrar nesse programa da capoterapia e temos gostado até hoje e não pretendemos sair. Começamos com o mestre Joaquim e depois conhecemos o Dênis e aí foi uma febre, conhecemos em Caldas Novas e nos apaixonamos e até hoje tem sido ótimo”, destacou ela.

Edite, da cidade de Inhuma, disse que com a Capoterapia, a terceira idade pode fazer o que os jovens também fazem. “Eu acho muito bom, você sabe que a terceira idade antes era só cozinhando, lavando roupa e nada mais e agora, tudo que o jovem tem, a terceira idade tem. Desde que começou faço a capoterapia. Nosso professor é o Dênis, todos gostam dele, ele abraça todo mundo, ele é ótimo” disse ela.

O professor Dênis Costa, diretor estadual da Capoterapia, falou da gratidão em realizar a Capoterapia há 8 anos. “Há 8 anos iniciei esse trajeto com seis pessoas e as pessoas passavam e diziam que estávamos perdendo tempo, mas eu acreditei e nós passamos para 40, 60, para a cidade, depois expandimos para outra, e isso me enche de orgulho” disse ele.

Ele ainda falou da alegria em ver a promoção da qualidade de vida. “É muito bom ver hoje tanta qualidade de vida, através de um coisa tão simples, que é a cantiga, o movimento simples, a expressão, o sorriso, a amizade, amizade que a gente tenta passar e recebe ao mesmo momento, isso para mim não tem preço e hoje sou eternamente grato em ver essa multidão aqui acreditando no trabalho e todo esse pessoal envolvido” disse ele.

O evento contou com a participação de grupos das cidades de Jacobina do PI, São Julião, Picos, Alagoinha, Monsenhor Hipólito, Inhuma, Santa Rosa, Vera Mendes, Campinas, Pio IX e Betânia.

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS