Connect with us

Jaicós

No último dia para emitir e regularizar título de eleitor, cartório de Jaicós registra longa fila

Publicado

em

O prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições Municipais 2024 se encerra nesta quarta-feira, 8 de maio. Hoje também é o último dia para coletar a biometria, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação eleitoral e atualizar dados no cadastro eleitoral.

O documento deve ser solicitado diretamente no cartório eleitoral mais próximo. No local, também é possível realizar a coleta da biometria. Com o prazo chegando ao fim, longas filas tem sido registradas nos cartórios eleitorais por todo o estado.

No município de Jaicós, sede da 19ª Zona Eleitoral, por mais um ano diversas pessoas deixaram para efetuar os procedimentos no fim do prazo e um grande fluxo de pessoas em busca de atendimento tem sido registrado no Cartório, que atende também as cidades de Massapê do Piauí, Patos e Campo Grande do Piauí.

Os atendimentos se intensificaram desde o último dia 2, data a partir da qual o cartório passou a ter autorização para estender o horário, realizando a distribuição de senhas das 07 da manhã às 13 horas.

Nesta terça-feira (07), o cartório, que fica localizado na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, teve uma das maiores demandas, tendo atendido mais de 200 pessoas e encerrado o expediente somente às 20 horas.

Nesta quarta-feira (08), a expectativa é que um número ainda maior de pessoas seja atendido. Desde as 07 da manhã, já se registra uma grande procura e uma longa fila.

Grande parte da demanda é de jovens que buscam emitir o Título Eleitoral, para a garantia do direito de votar pela primeira vez nas eleições deste ano, e também de transferência.

Publicidade

Os documentos necessários para requerer o título de eleitor são: documento de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e comprovante de quitação do serviço militar para homens.

Para trocar o local de votação, além de documento oficial para identificação, é necessário apresentar comprovante de residência emitido nos últimos três meses. Caso a pessoa não tenha mudado de endereço, mas queira trocar o local de votação dentro do mesmo município, não precisa do comprovante de residência.

Para transferir o domicílio eleitoral, é necessário que o eleitor tenha mudado de cidade. A fim de comprovar a mudança, é preciso apresentar documento que comprove, no mínimo, três meses de vínculo com o novo município (residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da cidade).

É importante destacar que quem perder o prazo não poderá votar em outubro. O cadastro eleitoral ficará fechado de 9 de maio a 5 de novembro. Ou seja, os atendimentos nas unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet só serão retomados após esse período, ultrapassadas as Eleições Municipais 2024.


Facebook

MAIS ACESSADAS