Connect with us

Jaicós

Jaicós se mobiliza na proteção das crianças e adolescentes e inicia campanha Maio Laranja

Publicado

em

Maio é um mês de reflexão e conscientização, pois é dedicado ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O laranja, cor símbolo da importante campanha, representa a busca por um futuro mais brilhante e seguro para as crianças.

Em Jaicós, por mais um ano o município aderiu à campanha e vai promover junto à população a conscientização sobre a prevenção do abuso, oferecer apoio às vítimas e suas famílias e denunciar qualquer forma de violência contra os pequenos e as pequenas.

Adotando o tema “Não feche os olhos”, a campanha Maio Laranja foi oficialmente aberta em Jaicós nesta quarta-feira (08). A ação é realizada pela Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e com apoio do Conselho Tutelar.

A abertura da campanha contou com uma ação na Escola Municipal Padre David Ângelo Leal, realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) e com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e CREAS.

No início do evento, a secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, acolheu os presentes e agradeceu. “Hoje estamos aqui em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, para iniciarmos uma campanha muito importante. Quero agradecer a cada um de vocês, alunos, professores, a diretora da Escola Padre David, aos representantes das polícias de Jaicós e todos que vieram abraçar essa causa junto com a gente. E é uma satisfação muito grande estarmos hoje unidos em prol das nossas crianças e adolescentes e da campanha Maio Laranja, que é de grande importância no mundo todo. Sejam todos bem-vindos e muito obrigada”.

No decorrer da programação, diversos profissionais de pronunciaram, destacando a importância da campanha, explicando sobre a rede de proteção, alertando sobre a importância da denúncia e orientando os alunos.

Teleno Bartolomeu Nobre, representante da SSP-PI, disse que todo estão unidos para a proteção das crianças e adolescentes. “Essa turma toda que está aqui eles são a proteção de vocês. Todos aqui estão dispostos a trabalhar para a proteção de vocês e fazer com que nada de ruim aconteça com vocês. Por isso, hoje estamos aqui na escola de vocês lançando o Maio Laranja, que faz referência ao 18 de maio. Essa campanha é para vocês, crianças e adolescentes. Temos aqui as forças policiais, que também protegem as crianças e adolescentes e está aqui o Conselho Tutelar, que faz com que essa rede toda dê ouvido a vocês. E quero inclusive, parabenizar Jaicós por já ter a sala de escuta especializada, onde vocês podem ser ouvidos e ninguém vai expor seu problema. A Secretaria de Segurança Pública do Estado agradece a todos vocês que vieram aqui para lançarmos essa campanha. Muito obrigado e vamos aqui cobrar de cada homem e mulher a proteção e defesa de vocês. E se tiver algum problema, procurem o Conselho Tutelar, o CREAS, a Polícia e contem o problema”.

O delegado titular da 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Jaicós, Marcelo Barreto, destacou que a polícia está pronta para ajudar a assegurar os direitos do público infantojuvenil.

“A polícia também está aqui para ajudar a proteger. A polícia não é violenta, é amiga, está para acolher, proteger e assegurar os direitos de vocês. É importante também vocês terem a gente como amigos. Todos aqui estão unidos em prol dos interesses de vocês, que é prioritário nesse país. Vocês são o nosso futuro, então, se fizermos bem o nosso trabalho cuidando de vocês, futuramente vocês vão cuidar da gente também. Isso que é fortalecer os laços comunitários, familiares, para vivermos melhor, pacificamente e tentando evitar problemas. Mas quando acontecer, buscar resolver da melhor forma, que realmente proteja e não termine tendo um problema maior. Essa é a mensagem”.

O Sargento Tarciso Castro, que representou o comandante da 3ª CIA de PM de Jaicós, Tenente Tenório, falou que a PM vai buscar estar próxima das escolas e que está sempre a disposição.

Publicidade

“A CIA está em Jaicós há quase 12 anos, prestando serviço todos os dias, 24 horas. E estamos na linha de frente nessa questão da proteção da criança, do adolescente, dos seus direitos, ombreados com a nossa coirmã, Polícia Civil, com o Conselho Tutelar. Já temos um serviço prestado, inclusive nessa escola, e agora temos a proposta de voltarmos a estarmos mais próximos, especialmente das unidades escolares de Jaicós, sede e zona rural, para que possamos ter essa proximidade com os alunos, a direção da escola, para que possamos compreender suas problemáticas e criar esse vínculo. A partir desse trabalho que queremos realizar, vamos ter mais essa proximidade com os alunos, vai ser quebrado um tabu, vir uma certa confiança e com certeza poderão surgir essas denúncias. Nós da 3ª CIA já temos um número disponível 24 horas e agora teremos mais um, embarcado na viatura, para agilizar mais a ainda o atendimento a demanda da população. Por fim, desejo uma boa, que sejam colhidos bons frutos e nossas crianças e adolescentes se sintam e estejam realmente protegidas”.

Ester Isabel Pinheiro, assessora técnica especializada em psicologia também se pronunciou explicando aos alunos sobre situações de violência que crianças e adolescentes podem passar e exemplificando locais no corpo onde outras pessoas não podem tocar e que devem ser protegidos. Ela destacou também os números disponíveis para denúncias.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jaissa Freitas, apresentou a rede de apoio do município e disse que todos estão disponíveis para atender.

“Estamos aqui para reforçar uma campanha que é não somente hoje, mas todo o ano, voltada a proteção e cuidado de vocês. Viemos aqui não falar em vão, mas reforçar que vocês devem comunicar a uma pessoa de confiança, caso alguém tente algo contra vocês. Sabemos que temos que cuidar do nosso corpo e não podemos deixar ninguém tocar nele. E temos uma rede de apoio que você pode nos procurar para contar ou falar para um familiar próximo. Estamos aqui para falar sobre o Maio Laranja, mês de proteção, dedicado justamente para tratar o abuso sexual, ao qual somos contra, e também prevenir, passar para vocês certos cuidados que vocês devem ter. Temos em Jaicós a escuta especializada, que funciona no CREAS. Temos a psicóloga e assistente social que estão lá para escutar vocês com todo carinho e atenção. Estamos a disposição para vocês”.

A Conselheira Tutelar, Leonice Nascimento, reforçou o trabalho do CT na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Essa campanha não é só esse mês. Estamos lá no Conselho Tutelar sempre a disposição de vocês. Caso vocês não tenham o acesso diretamente com a gente, aqui na escola têm pessoas capacitadas que podem ouvir vocês e levar até os órgãos de proteção. O Conselho Tutelar é o órgão que protege a criança e o adolescente e temos também no nosso município toda uma rede de apoio para atender vocês. O CT funciona 24 horas. De 08 às 12 e 14 às 18h, na sede, e após às 18 horas, temos sempre dois conselheiros de plantão prontos a atender qualquer demanda voltada à criança e o adolescente. Se algum de vocês se sentir violado, não se calem, é importante denunciar para que os órgãos fiquem sabendo e tomem as medidas necessárias. Reforço nosso compromisso enquanto conselheiros de garantir os direitos de vocês e estamos lá prontos para fazer isso”.

A campanha Maio Laranja segue em Jaicós até 18 de Maio, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No dia 17, será realizada a caminhada de conscientização sobre a importância do Maio Laranja, que terá início no Posto Com Lima, na avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, às 16 horas, com trajeto seguindo até a Igreja Matriz, no Centro da cidade.

No último dia da campanha, o sábado (18), os conselheiros tutelares vão compartilhar informações, reforçar a importância da campanha e conscientizar a população, através de uma entrevista a ser realizada na Rádio Clube FM.


Facebook

MAIS ACESSADAS