Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós já vacinou cerca de 150 profissionais contra a Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, segue realizando a campanha de vacinação contra a Covid-19, atendendo ao público prioritário desta primeira etapa, que é formado pelos profissionais da saúde.

Desde o início da campanha, no dia 20 de janeiro, até o momento, já foram vacinados cerca de 150 profissionais da saúde. O município já foi contemplado com um total de 166 doses, tendo recebido 86 na primeira remessa, no dia 19 de janeiro, e mais 80, na última terça-feira (26).

A Coordenadora de Imunização, Rakel Monteiro, disse que segue sendo realizada a primeira etapa da campanha. “Nós estamos agora trabalhando ainda na primeira etapa do público alvo da vacinação, que no momento são os trabalhadores da saúde. Recebemos agora a segunda remessa da vacina, sendo que primeiramente já havíamos recebido um montante de 34%, e posteriormente de 27%. São vacinas de laboratórios e instituições diferentes, sendo a primeira a Sinovac\Coronavac, do Butantan, e agora a AstraZeneca, da Oxford”.

Segundo ela, já foram vacinados os profissionais do Hospital Florisa Silva quase em 100%, e estão sendo imunizados profissionais da Atenção Básica. Do Centro de Enfrentamento Covid e Serviço Móvel de Urgência (SAMU), todos os profissionais foram imunizados no primeiro dia de administração da vacina.

A imunização dos Agentes Comunitários de Saúde, foi concluída na tarde de hoje (28). Ao todo, 253 profissionais serão imunizados, à medida que as doses forem chegando ao município.

Publicidade

Rakel esclareceu que os profissionais que integram a linha de frente já foram vacinados, e agora estão sendo atendidos os demais que atuam na saúde. “Os profissionais da linha de frente realmente já foram contemplados, e agora estamos passando para a Atenção Básica, parte de administração, que também são trabalhadores da saúde que se expõe ao vírus pelo contato direto com as pessoas”.

Ela também explicou que os profissionais da rede privada estão sendo atendidos aos poucos. “Em relação aos profissionais da rede privada, estamos atendendo aos poucos. Alguns municípios já estão fazendo essa logística, mas nós ainda não conseguimos articular uma forma de contemplar todos, até porque não temos doses suficientes. Mas a medida que a gente for fazendo esse planejamento, vamos divulgar amplamente e também permanecerá em ordem nominal, levando em consideração algumas exigências que possam nos respaldar. Porque de repente tem um profissional que trabalha, mas não se enquadra no perfil prioritário”.

A coordenadora ainda tranquilizou a população, e disse que a medida que forem disponibilizadas as doses, a vacinação será feita. “Muitas pessoas estão ansiosas, principalmente quem não ainda se adequa nesse público alvo, mas peço que todos fiquem tranquilos, que a medida que for sendo disponibilizado o montante de doses que seja suficiente, estaremos sim fazendo a vacinação. A gente está trabalhando com transparência, da forma correta. Infelizmente o quantitativo que vem é insuficiente para nossa demanda, mas estamos fazendo uma logística que contemple, em bom tempo, todo os trabalhadores da saúde”.

Ela disse também que não é possível a confirmação de datas para as etapas da vacinação, pois tudo depende do envio das doses ao município. “Outra ansiedade é com relação as datas. Da mesma forma que a gente não sabe dizer se a vacina vai atrasar, e fica aquela expectativa negativa, nós tivemos boas surpresas. Porque a previsão para que chegasse, seria dia 25, então tivemos um antecipação bem significativa na primeira remessa, assim também como na segunda. Mas trabalhamos sem essa expectativa de datas e quantitativo, porque não sabemos se virá em remessas diferentes ou de repente, de uma forma inteira. Então, fica difícil programar uma data”.

A enfermeira também disse que a campanha tem ocorrido tranquilamente, contando com apoio total do prefeito Neném de Edite, e Secretaria de Saúde. “Mas, na medida do possível, está sendo muito tranquilo, os coordenadores estão ajudando muito. O prefeito tem dado todo o apoio, principalmente a Secretaria de Saúde, que trabalha com transparência, de forma correta. Não estamos com furões de fila, nós não permitimos que isso aconteça, e é tranquilizador para a população, pois quando aquela população alvo estiver em vigor ela vai ser vacinada, pois aqui não permitimos o tipo de posicionamento que a gente observa em alguns outros lugares”.

Ela ainda disse que a dedicação dos profissionais tem feito com que a campanha seja realizada da melhor maneira possível. “Além de termos essa parceria muito boa com a gestão, nós da assistência estamos contando com profissionais muito dedicados, que estão se mantendo disponíveis, acessíveis, e que estão fazendo mesmo acontecer a campanha. Os profissionais não estão colocando dificuldade, estão vindo em horário fora das suas atividades, e tudo com intuito de servir a população, de contribuir para que essa pandemia passe logo. Tenho visto muito o empenho de todos, principalmente os profissionais técnicos em enfermagem que estão a frente vacinando” concluiu.

Publicidade

A equipe responsável pela administração da vacina na cidade, é formada pela Coordenadora de Imunização, Rakel Monteiro, Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Silva, e a Técnica em Enfermagem, Ionara Farias. As Técnicas em Enfermagem, Andreia Alcântara e Késia Alcântara, são as responsáveis pela aplicação das vacinas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS