Connect with us

DESTAQUES

Após barragem romper, equipe da Defesa Civil visita Massapê e avalia estragos causados pelas águas

Publicado

em

Uma equipe da Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí visitou o município de Massapê do Piauí nesta terça-feira, 02 de abril.

Acompanhada do prefeito Rivaldo Carvalho, os técnicos visitaram algumas das comunidades rurais atingidas pelas águas das chuvas, como também, a localidade Ingazeira, situada cerca de 22 km da sede, onde aconteceu o principal desastre, o rompimento de uma barragem, ocorrido na tarde desta segunda-feira (1).

O objetivo da visita foi fazer um mapeamento dos estragos causados pelas águas no município.

“Nós viemos ao município fazer um levantamento da situação atual após o desastre que ocorreu, que foi o rompimento da barragem de Ingazeira, e avaliar os danos causados. Estamos verificando a situação das estradas, das passagens molhadas, e a questão das comunidades que se encontram isoladas, principalmente o número de pessoas que estão isoladas em decorrência do grande volume de água corrente e acumulado no município por conta do rompimento da barragem.”, disse o coronel Kléber, da Diretoria da Respostas da Defesa Civil.

A situação, segundo ele, é grave. “Infelizmente a situação, de certa forma, é grave. Atingiu muitas comunidades rurais aonde a barragem fazia serventia. Além disso, tem a questão do acesso, que está comprometido. Felizmente não houve perda de vida humana.”, pontuou.  

A partir da visita, será elaborado um relatório do que a equipe constatou no município para que a Secretaria de Defesa Civil possa levar ao governador as demandas do município.

“São informação para embasar um pedido de ajuda do município ao Governo do Estado. Ajuda ainda vai ser definida, mas é para reconstrução, principalmente, das vias e da própria barragem.”, acrescentou o coronel.  

Publicidade

De acordo com o prefeito Rivaldo Carvalho, os danos causados pelas chuvas são grandes.  “Além da barragem que se rompeu, temos várias comunidades isoladas da cidade. As estradas foram danificadas, chegando a cortar em dois pontos e interromper o tráfego de veículos. A passagem molhada do Baixio do Deca foi danificada nas duas laterais. O povoado Peixe tem uma grande área tomada pela água. Não é possível chegar até lá de carro ou moto.”, citou.

Diante do cenário, o gestor acionou a Defesa Civil do Estado do Piauí. “É uma situação que vai além do alcance da Prefeitura Municipal. Por isso nós acionamos a Defesa Civil. O município vai precisar do apoio do Governo o Estado, do Governo Federal, tanto para a reforma da barragem, como também, para a recuperação das estradas vicinais.”, pontuou.  

Uma das prioridades, segundo o gestor, é reestabelecer a vias de acesso das comunidades, que está comprometido com o rompimento das passagens molhadas e dos bueiros, e garantir atendimento às famílias que estão isoladas pelo corte das estradas e pelo alagamento dos rios. Ao Cidades na Net, o gestor salientou que não existem famílias desabrigadas.

Além do prefeito, também integraram a comitiva de visita às comunidades rurais a assistente social da Defesa Civil, Bruna Alcântara, o ex-prefeito Chico Carvalho, os secretários municipais Nivaldo Rodrigues (de Obras), Junior Esmério (de Meio Ambiente), Francivaldo Reis (de Gestão) e o engenheiro civil José Carlos.


CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS