Connect with us

Massapê do Piauí

Conferência discute metas do Plano Municipal de Educação de Massapê do Piauí

Publicado

em

“Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Esse foi o tema da 4ª Conferência Municipal de Educação de Massapê do Piauí, realizada durante todo o dia desta terça-feira, 07 de dezembro.

O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal João Manoel da Costa e reuniu representantes do poder público municipal, trabalhadores da educação, alunos e a sociedade civil em um espaço democrático de discussão à cerca do Plano Municipal de Educação e suas metas.

A Conferência foi oficialmente aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, professor José Filho. Autoridades como o prefeito Rivaldo Carvalho, a vice Bruna Leal, o secretário de Educação, Leonel Lopes, a secretária de Assistência Socia, Fernanda Coutinho, o vereador Antônio Augusto, a presidente do Sindicato dos Servidores, Ana Lúcia, a articuladora municipal do Selo Unicef, Joelma Araújo, e a diretora Eliveste Firmina, também estiveram presentes.

Mesa de honra da cerimônia de abertura

Na cerimônia de abertura, o prefeito Rivaldo Carvalho reafirmou seu compromisso com a Educação. “Não temos medido esforços para cada dia melhora a educação do nosso município, e através disso, oferecermos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. A educação é, sem dúvidas, o melhor caminho.”, disse, desejando um proveitoso encontro a todos.  

Prefeito Rivaldo Carvalho

O gestor aproveitou a oportunidade para anunciar uma boa notícia aos professores, a concessão do abono salarial aos profissionais do magistério que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino. “O Projeto de Lei já foi enviado à Câmara Municipal e será apreciado pelos vereadores. E no final do mês vamos calcular o valor que será pago a cada professor.”, disse Rivaldo.

Vice-prefeita Bruna Leal

A vice-prefeita Bruna Leal, que por cinco anos foi secretária de Educação, destacou a importância da Conferência para a melhoria da educação. “É das Conferências que partem as diretrizes, metas e planejamentos, faz-se uma avaliação do que está bom e o que precisa ser melhorado. Aqui vamos discutir o presente e o futuro da nossa educação, e isso não poderia ser feito apenas pelos gestores, mas por todos os envolvidos, os trabalhadores, alunos, a sociedade, que juntos vão indicar o que deve ser melhorado a partir das suas necessidades. Portanto, esse é um momento de extrema importância.”, disse.

Após a cerimônia, o conferencista Antônio Silva ministrou a palestra magna da Conferência, a partir do tema central – “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Antônio Silva ministra palestra magna da Conferência

Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho e, norteados pelos eixos temáticos da Conferência – O PNE 2024/2034: Avaliação das Diretrizes e Metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação; e, Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção – analisaram quais metas do Plano já foram alcançadas e apresentaram novas propostas para sua implementação.

Os resultados das discussões em grupo foram apresentados na plenária final a todos os participantes.

Publicidade

A Conferência encerrou com a escolha dos delegados que irão representar o município de Massapê do Piauí na etapa estadual da Conferência de Educação, e com a entrega dos certificados aos participantes.

Delegados eleitos

O gestor da Educação, Leonel Lopes, fez uma avaliação positiva da Conferência. “Foi um dia muito proveitoso. Fizemos as discussões sobre o nosso Plano Municipal de Educação, uma avaliação dos últimos quatro anos, as nossas metas, o que conseguimos cumprir e o que ainda precisa ser feito e que fica como desafio para os próximos anos. Então, considero como um momento de muito proveito em prol da educação de Massapê do Piauí.”, pontuou.  

Leonel Lopes, secretário de Educação

O secretário destacou as melhorias feitas, sobretudo, na infraestrutura das escolas da Rede. “De 2018 pra cá a gente tem avançado bastante na parte de infraestrutura das escolas. Antes, haviam escolas sem capacidade para acolher os alunos e era preciso alugar salas. Hoje, a gente tem todas as escolas funcionando em prédio próprios, com climatização, ambientes adequados para acolher os professores e alunos, algo que influencia diretamente na qualidade da nossa educação.”, disse.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS