Connect with us

Monsenhor Hipólito

Alvorada religiosa e ato cívico abrem o 117º festejo de Santa Ana e as comemorações do 67º aniversário de Monsenhor Hipólito; fotos

Publicado

em

O município de Monsenhor Hipólito está em festa. Os hipolitanos celebram neste mês de julho a festa da padroeira Santa Ana e o 67º aniversário de emancipação política.

Nesta quarta-feira, 17, dezenas de pessoas foram às ruas para saudar Santa Ana em procissão e alvorada. O ato marca abertura do 117º festejo que neste ano será celebrado como tema “Perseverar na fé e viver na oração”.

A procissão foi conduzida pelo padre Antônio Mendes, pároco local. Durante o percurso, os devotos entoavam hinos da santa passando por várias ruas do município.

Na chegada ao patamar da Igreja Matriz aconteceu o hasteamento da bandeira da Excelsa Padroeira, ao som dos sinos que anunciavam o início das festividades sagradas.

“A excelsa padroeira Santa Ana lá do céu nos ajude a viver com muita intensidade esse momento de fé e de oração”, disse o padre convidando a população do município e região para participar de toda programação.

Logo depois aconteceu o ato cívico em frente a Prefeitura Municipal. As bandeiras do Brasil, do Piauí e de Monsenhor Hipólito foram hasteadas, respectivamente pelo diácono Fernando Pereira dos Santos, pelo vereador Mário Michelini e pela primeira-dama Josefina Policarpo.

Encerrado o ato, a população, secretários e autoridades municipais seguiram ao interior da sede da Prefeitura para o corte do bolo e o canto de parabéns. Além de gestores de orgãos e departamentos, a Polícia Militar esteve presente.

Monsenhor Hipólito é administrado pelo prefeito Djalma Policarpo. Com área de 401,568 km² de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2022, possui 7.577 habitantes.

Imagem aérea da cidade de Monsenhor Hipólito – Arquivo Cidades na Net

Monsenhor Hipólito, teve origem no vale do rio do Riachão, onde existia pequenos olhos-d’água e a criação de gado. O povoado teve início na fazenda ‘Riachão’, de propriedade dos senhores Vítor Hipólito Ferreira, Izídro Pereira Bezerra e Antônio dos Anjos, e recebeu o mesmo nome da fazenda.

O primeiro comerciante do povoado de Riachão foi o senhor Carlos Hipólito Ferreira, pai do Monsenhor João Hipólito de Sousa Ferreira, que posteriormente levaria seu nome à cidade.

Publicidade

Com o processo de evolução surgiu nos anos 50, um movimento para a sua emancipação política. Foi elevada à categoria de cidade com o nome de Monsenhor Hipólito, pela lei n.º 1.445, em 30 de novembro de 1956. Sua instalação oficial ocorreu em 26 de julho de 1957.

VEJA FOTOS DA ALVORADA E LOGO DEPOIS DO ATO CÍVICO

Veja fotos do ato cívico

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS