Connect with us

MUNICÍPIOS

Operação Carro-Pipa deixa de atender 133 municípios

Publicado

em

Apesar do início do período chuvoso no Piauí, muitos municípios do estado continuam sofrendo com a falta de água potável tanto para consumo humano como de animais. O secretário interino da Defesa Civil do Piauí, Raimundo Coelho Filho, informou ao Diário do Povo que aguarda para os próximos dias resposta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil sobre a solicitação feita pelo governador Wellington Dias de reconhecimento do estado de emergência na área do abastecimento para que a operação carro-pipa seja retomada.

O pedido de reconhecimento de emergência em 201 dos 224 municípios piauienses foi feito na semana passada em Brasília. Por enquanto, nenhum município do Piauí está recebendo água através da Defesa Civil do Estado. “Nós estamos aguardando um posicionamen-to nos próximos dias sobre o reconhecimento federal da situação de emergência pedida através de um decreto enviado ainda em novembro do ano passado para Brasília. Essa é a primeira informação que nós temos”, explicou Raimundo Coelho.

O decreto ao qual o secretário estadual da Defesa Civil se refere é o de nº 15.813, publicado no dia 19 de novembro de 2014, e encaminhado, pela então secretária estadual da Defesa Civil, Simone Araújo, ao Ministério da Integração Nacional. A secretária requereu que fosse estabelecido estado de emergência em 201 municípios piauienses. O reconhecimento federal colocaria, já na época, esses municípios em condição de serem atendidos pelos programas de assistência federal.

De acordo ainda com Raimundo Coelho, o governador Wellington Dias solicitou junto ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que a avaliação do decreto nº 15.813 fosse agilizada e que o processo de reconhecimento do estado de emergência no Piauí, decretado.

O ministro se comprometeu em dar celeridade ao processo e designou que o relatório de danos e investimentos entregue pelo governador fosse analisado pela Secretaria Nacional da Defesa Civil. Raimundo Coelho informou também que todas as ações da Defesa Civil e de outros órgãos no Estado, a exemplo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dependem do reconhecimento desse decreto.

Publicidade

Atualmente no Piauí, apenas o Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter) mantém a operação em funcionamento. O Exército atende hoje 68 municípios piauienses com 581 pipeiros contratados. A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para as populações situadas nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no semiárido piauiense. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

 

Fonte: Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS