Connect with us

Patos do Piauí

PATOS: Agenilson promove audiência pública, presta contas e anuncia obras

Publicado

em

O prefeito do município de Patos do Piauí, Dr. Agenilson Dias, coordenou no último sábado (22) a primeira audiência pública do governo municipal no ano de 2014. O evento de cunho democrático aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de toda equipe administrativa, vereadores e da população.

Na audiência, o prefeito e os secretários municipais prestaram contas à população das ações realizadas no primeiro ano de gestão, explanando como vem sendo aplicado os recursos recebidos pelo município.

DSC_1369

Goretti Teixeira, secretária de Assistência Social

A Assistência Social elencou as ações realizadas junto a população através dos programas sociais e destacou o aumento no número de beneficiários do Bolsa Família, programa considerado ‘carro chefe’ da pasta. Segundo a secretária Goretti Teixeira, somente no mês de fevereiro, cerca de R$ 150 mil foram injetados na economia local através do programa.

DSC_1370

Penha Sousa, secretária de Saúde

A Educação destacou investimentos feitos pelo governo municipal no setor. Em um breve documentário, a secretária Penha Sousa exibiu um grande avanço em cerca de 15 meses de gestão. As imagens comprovaram o abandono da gestão passada. Nos casos mais graves, algumas escolas apresentavam grandes rachaduras nas paredes e corriam risco de desabar. Alunos estudavam em locais sem as mínimas condições. Dez escolas foram reformadas com recursos próprios.

DSC_1383

Janete Dias, secretária de Saúde

A pasta da Saúde também registrou grandes melhorias. O município foi contemplado com uma nova ambulância, ampliou a equipe de trabalho com a contratação de novos profissionais, reativou a central de marcação de exames, firmou convênios com clínicas para realização de diversos exames, reformou e ampliou o posto de saúde do povoado Cajueiro e reformou a Unidade Mista de Saúde da sede. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em implantação, é outra grande conquista do setor, que tem prioridade no governo do prefeito Agenilson, que é médico.

Publicidade

Instituída no início da gestão, em 2013, coordenada pelo secretário Raimundo Leopoldo, a Secretaria de Esporte e Cultura também tem se destacado com a realização de eventos. Dentre outros, promoveu o esporte com a realização do Campeonato Municipal de Futebol, distribuiu equipes esportivas e bolas para os times do município, formou a seleção que participou do Campeonato Regional de Geminiano, além da realização de eventos culturais, como o aniversário da cidade.

Mais obras
Na audiência, o prefeito Agenilson anunciou mais investimentos em infraestrutura.  Segundo o gestor, mais de R$ 345 mil já estão nas contas do município e novas obras serão iniciadas no mês de abril. “Foi liberada a primeira parcela do convênio para construção do balneário da barragem Poço de Marruá, no valor de 167 mil reais. Foi liberada também a primeira parcela, no valor de 138 mil reais, para reforma dos dois maiores colégios da rede municipal, o Antônio Crisanto de Sousa, na sede, e Cícero José da Costa, no povoado Cajueiro”, disse.

DSC_1356

Prefeito Agenilson Dias anuncia mais obras

Também no mês de abril, será iniciado piçarramento de 3,1 km de estrada, trecho de acesso à localidade Saco da Ema. “Já temos 40 mil reais em conta”, disse o prefeito. Agenilson informou ainda que as obras de reconstrução da barragem da localidade Poço do Boi, que rompeu com as fortes chuvas no ano de 2004, serão concluídas início de abril.

Mais dois convênios foram assinados com o Governo do Estado, através do Idepi, para recuperar as três praças públicas do município, sendo duas na sede e outra no povoado Cajueiro, e para a construção da sede própria da Câmara Municipal de Patos.

DSC_1332

Ao final, o gestor agradeceu a presença da população e pediu que sejam multiplicadores das informações sobre o município. Agenilson destacou a importância da realização da audiência pública, como mais uma ferramenta de transparência do seu governo e lamentou a ausência dos vereadores da bancada de oposição. “Esse é o momento oportuno para ouvir os vereadores que estão mais próximos das comunidades, e o povo, conhecermos as demandas das comunidades em todas as áreas”, disse, acrescentando que mais audiências públicas serão realizadas no ano.

Publicidade
DSC_1386

José Hélio, presidente da Câmara

DSC_1353

Mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS