Connect with us

Patos do Piauí

Patos do Piauí realiza 2º Fórum do Selo Unicef, avalia ações e discute desafios

Publicado

em

Marcando o encerramento das ações promovidas durante quatro anos, voltadas à edição 2021\2024 do Selo Unicef, o município de Patos do Piauí realizou nesta sexta-feira (14), o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O fórum tem como principal objetivo mostrar os avanços e desafios do município na caminhada da garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

Promovido na sede do CRAS, o evento contou com a participação do prefeito Joaquim Neto, secretários municipais, profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, integrantes do NUCA, CMDCA, Conselho Tutelar, além de representantes da igreja e Sindicato dos Trabalhadores.

Na abertura do evento, aconteceram apresentações com a Banda Marcial Teresinha Dias e com os alunos da oficina de capoeira, disponibilizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em sua fala, o prefeito Joaquim Neto destacou o compromisso da gestão com as crianças e adolescentes. “Dizer da minha alegria de estar aqui presente, abraçamndo essa causa muito importante para o nosso município. Esse momento é muito importante para que possamos avaliar e prestar contas para a sociedade em geral, sobre os aavanços que tivemos nas políticas públicas na saúde, educação e assistência, dedicadas às crianças e adolescentes de Patos do Piauí. Essa iniciativa visa fortalecer a transparência e a participação social, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do público infanto-juvenil. As ações desenvolvidas em todas as áreas, mostram o compromisso da gestão municipal em cuidar desse público, garantindo seus direitos e bem-estar. Através de ações integradas, a Prefeitura de Patos do Piauí tem trabalhado incansavelmente para assegurar que cada criança e adolescente do município tenha acesso a um futuro promissor e saudável”.

A Articuladora do Selo Unicef, Angélica Oliveira, disse que o intuito principal é a proteção das crianças e adolescentes. “Esse é um momento de trabalharmos as ações do plano municipal, que foi elaborado e aprovado em 2022. E não somente visando a certificação do selo, mas também para que o nosso município alcance as metas, que visam a diminuição da vulnerabilidade de crianças e adolescentes do nosso município. Isso já estamos conseguindo através de esforços conjuntos”.

A presidente do CMDCA, Elane Carvalho, destacou a importância do momento. “Hoje vamos avaliar tudo que foi feito na Saúde, Educação e Assistência Social durante esses 4 anos. Todas as atividades constam para que o município ganhe a certificação. Algumas metas já foram alcançadas e estamos indo em busca de alcançar as outras. Aqui no selo é onde a gente vai garantir a criação de mais políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes, para que eles possam crescer e se desenvolver como sujeitos de direitos”.

A secretária de Assistência Social, Franciana Santana, falou que o trabalho intersetorial tem trazido resultados positivos. “Este é um momento de buscarmos os nossos objetivos em prol dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Gostaria de destacar o trabalho em conjunto, pois só asssim o Selo Unicef funciona. O trabalho da saúde, no busca ativa vacinal, da educação, busca ativa escolar, a evasão escolar, que tem diminuído. E também, o trabalho que a assistência social vem desenvolvendo através dos programas e serviços. Temos o Crianças Feliz, que faz o acompanhamento direto nas residências das famílias, e através desse programa a gente está conseguindo evoluir em muitas demandas. Gostaria de agradecer a presença e contribuição de cada um”.

Sueli Carvalho, secretária de Educação, agradedeceu a todos pelo empenho. “Em nome da educação, quero agradecer a todos que vem cooperando e contribuindo conosco para que essas ações, consolidadas desde o período de 2021 até 2024. É uma honra mantermos essa parceria para que essas ações possam estar acontecendo no dia a dia. É um trabalho árduo que enfrentamos, mas só temos que agradecer a todos os cooperadores. Agradeço ao meu povo da educação, pois sem eles nada funcionaria. Preciamos dar contunuidade a todo esse trabalho e sem essa força, é impossível a gente continuar”.

O presidente da Câmara, vereador Marlon Costa, o adolescente do NUCA, Samuel, e o senhor Moacir, representante o Sindicato dos Trabalhadores, também se pronunciaram.

Logo após, os articuladores da Saúde, Educação e Assistência Social, apresentaram as ações desenvolvidas em cada setor e os resultados alcançados.

Em seguida, os participantes do Fórum se dividiram em grupos para um momento de análise da situação local das crianças e dos adolescentes e de avaliação do impacto de ações, projetos e indicadores pela garantia dos direitos da infância e adolescência.

Após as discussões, houve a plenária final, onde representantes de cada grupo fizeram a socilização e falaram sobre as ações realizadas em cada setor, fazendo também uma avaliação dos resultados alcançados.

O Selo UNICEF é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes em mais de 2 mil municípios do Semiárido e da Amazônia. O UNICEF estimula e apoia os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O resultado da edição 2021\2024, será divulgado este ano, após as eleições municipais.


Facebook

MAIS ACESSADAS