Connect with us

Patos do Piauí

Saúde de Patos do Piauí se destaca em avaliação do Ministério da Saúde

Publicado

em

Melhorias implantadas pela gestão do prefeito Agenilson Dias na área da Saúde resultaram numa avaliação positiva do Ministério da Saúde ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no município de Patos do Piauí. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Atenção Básica.

O município de Patos, situado a 409 km de Teresina, foi um dos certificados na primeira lista do 2º ciclo do PMAQ-AB. O resultado da avaliação das três Equipes de Atenção Básica foi positivo e levou em consideração os quesitos de satisfação dos usuários, estrutura dos postos de saúde e eficácia no atendimento.

Prefeito Agenilson e a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires (Pretinha)

Prefeito Agenilson e a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires (Pretinha)

As equipes dos enfermeiros José Ronildo e Plínio Gadelha, de atuação das regiões de Cajueiro e Umbuzeiro, respectivamente, receberam classificação de desempenho “Acima da Média”. A equipe coordenada pela enfermeira Sandra Dias, que compreende a zona urbana, recebeu nota máxima, classificada como “Muito Acima da Média”.

A avaliação do processo de certificação das equipes, que determina o volume de recursos a ser transferido aos municípios, é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados, através da coleta de dados; e por meio de inspeção presencial do desempenho nos padrões de qualidade, com visita avaliadores externos nas unidades básicas de saúde.

Segundo a secretária de Saúde do município, Edvânia Pires Rodrigues, os dados positivos é resultado do trabalho do governo municipal e empenho dos profissionais das equipes de saúde e comprovam que as melhorias implementadas pela gestão estão efetivamente assegurando maior acesso e qualidade nos serviços de saúde à população, como preconiza o Ministério.

Publicidade

A gestora elencou algumas das melhorias que contribuíram para a avaliação. Dentre outras, citou a reforma da Unidade Mista de Saúde da sede, a reforma e ampliação da Unidade de Saúde do povoado Cajueiro, que garantiram melhores condições de trabalho e atendimento; a recuperação das ambulâncias e aquisição de uma nova; a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e adesão ao programa Mais Médicos, ampliando a equipe de Atenção Básica com novas especialidades; capacitação dos profissionais; além da realização de campanhas e outras ações como a I Semana do Bebê.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/materias/amb5.JPG

Abandonada nos últimos anos, o setor da Saúde tem sido prioridade na atual administração, que tem se empenhando e, aos poucos, mudado essa realidade. A secretária enfatizou que R$ 1,2 milhões estão sendo investidos na construção de três novas Unidades Básicas de Saúde nas localidades Umbuzeiro, Saco da Serra e Morro da Onça.

DSC_0020UBS Umbuzeiro

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13993.jpgUBS Saco da Serra

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS