Connect with us

DESTAQUES

Enxadrista de Picos conquista título de Mestre Nacional de Xadrez

Publicado

em

O jovem Henrique Veloso, picoense de apenas 17 anos, mais uma vez se destaca representando o Estado Piauí no Xadrez. Entre os dias 11 e 13 de agosto, em Fortaleza, no Ceará, Henrique participou do Campeonato Nordeste Amador, na categoria Sub 2000, e conseguiu obter a 3ª colocação. Ele está empatado em pontos com o campeão.

Na competição conquistou 2000 de rating FIDE e foi agraciado também com o título de Mestre Nacional de Xadrez, o mais jovem do Piauí. O feito se deu graças ao seu desempenho quando participou do Festival Nacional de Xadrez no Estado do Rio Grande do Norte (FENAC sub 6, 8, 10 e 12 anos; FENAJ sub 14, 16, 18 e 20 anos).

Mestre nacional de xadrez, picoense Henrique Veloso.

“Agora posso oficialmente dizer que sou um mestre nacional de xadrez. Meu muito obrigado aos amigos, família e companheiros de viagem. Este dia com certeza sempre será lembrado por mim. “E tudo que você perdeu não será nada comparado ao que Deus lhe dará” Jó 8:7″, comemorou.

“Foi uma experiência incrível, a viagem como um todo. Tive uma recepção maravilhosa por parte do amigo Daniel Aguiar e graças ao apoio dos amigos e família consegui conquistar o tão almejado título de mestre nacional. Se pedissem para eu descrever esse sentimento em uma palavra, seria: gratidão”, completou o picoense.


CONTEÚDO RELACIONADO


Do Piauí em Fortaleza, além de Henrique estiveram na competição os enxadristas: Felipe Furtado (campeão Sub 2.300), Luís Carlos Sales (presidente da Federação Piauiense de Xadrez), Luís Carlos Sousa e MN João Gabriel.

Felipe Furtado
Luis Carlos Sales
Luís Carlos Sousa
MN João Gabriel

Ainda representando o Piauí, o enxadrista da cidade de Valença do Piauí, Leonardo Silva Lopes, foi campeão no Sub 1.400.

Leonardo Silva

Outro importante destaque é que Henrique foi vice-campeão no Torneio de Xadrez Aberto do Brasil Memorial Aderson Borges, realizado em Juazeiro do Norte (CE), nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2023.

Piauí

Vale ressaltar também que o enxadrista picoense, Henrique Veloso, é um dos dez finalistas do Campeonato Piauiense de Xadrez. Das dez vagas, oito já têm seus representantes e restam ainda duas a ter os nomes definidos. Essa é a segunda vez que Henrique vai participar da final que está marcada para o mês de outubro. A primeira vez como finalista foi em 2021, quando ele tinha apenas 15 anos. Ao longo dos anos nenhum enxadrista com idade menor de 18 anos conseguiu o feito de disputar duas finais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS