Connect with us

DESTAQUES

Falta de energia elétrica atinge municípios da região de Picos e prejudica o comércio e serviços públicos. Veja relatos!

Publicado

em

Nesta terça-feira (15), uma falha no fornecimento de energia elétrica resultou em um apagão que afetou diversas cidades no estado do Piauí, assim como em outros estados do Brasil, surpreendendo os moradores e trazendo prejuízos para os comerciantes locais. 

O apagão teve início durante a manhã e se estendeu por várias horas, deixando lojas, restaurantes e outros estabelecimentos completamente sem energia. Essa interrupção no fornecimento de energia teve um impacto significativo na vida das pessoas, uma vez que muitos serviços essenciais dependem da eletricidade para funcionar corretamente.

A falta de energia afetou o funcionamento de equipamentos como geladeiras, freezers, caixas registradoras e sistemas de segurança, gerando grandes prejuízos financeiros para os empresários locais.

Os consumidores, por sua vez, se viram impossibilitados de realizar compras e pagar contas, já que os sistemas de pagamentos eletrônicos estavam inoperantes. A falta de energia também prejudicou a conservação de alimentos perecíveis em supermercados e empórios, o que pode levar à perda de produtos e até mesmo à contaminação de consumidores.

Há relatos de falta de energia em várias cidadaes do Vale do Guaribas e Vale do Rio Itaim.

Publicidade

Relatos

Eslândio Leal, secretário de Finanças de Vila Nova do Piauí, relata o impacto sofrido nos serviços públicos.

“A falta de energia afetou negativamente o andamento das nossas atividades, infelizmente, muitas tarefas importantes foram atrasadas devido a essa situação”, disse.

O mecânico e empresário de Alegrete do Piauí, Elson Lima, alega que o apagão afetou diretamente o seu trabalho.

“A falta de energia afetou significativamente o processo de receber o pagamento pelos serviços prestados, já que não tínhamos como realizar transações com cartão ou Pix, além disso, fomos impedidos de operar o elevador necessário para realizar o serviço nos veículos, o que causou grande prejuízo”, destacou.

O secretário de Educação de Vila Nova, Flávio Sousa, afirma que a falta de energia prejudicou o funcionamento dos órgãos municipais, além do compartilhamento de informações.

“As Secretárias ficaram impossibilitadas de realizar o trabalho devido à falta de comunicação, além disso, ocorreu uma situação triste na cidade, onde um rapaz perdeu a vida, e foi difícil transmitir essa informação para as pessoas, devido à dependência do celular nos dias de hoje”, enfatizou

Equatorial Piauí

Publicidade

A Equatorial Piauí é a empresa responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado, a qual se manifestou através de nota:

“O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.”

O caso surpreendeu muitas pessoas e passará por investigação do Ministério de Minas e Energia. O órgão também publicou uma nota. Veja!

Publicidade

Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Publicidade

____________________

CONTEÚDO RELACIONADO

Apagão de energia deixa semáforos desligados, pessoas presas em elevador e celulares sem internet no Piauí

ONS confirma queda de energia em vários estados

____________________

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS