Connect with us

DESTAQUES

Idosos com coronavírus recebem alta hospitalar e são transferidos para CTD de Picos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, realizou, no último domingo (02), a remoção e transferência de 17 idosos que estavam internados no Hospital Regional Justino Luz, afetados pelo coronavírus, para o Centro de Treinamento Diocesano.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Nasf –, Tereza Wenzel, o município foi solicitado para entrar com o cuidado aos idosos em suas necessidades primárias e, de imediato, atenderam ao chamado, a fim de evitar novos contágios.

“Nós recebemos a solicitação da parceria no cuidar dos idosos. Como já é de conhecimento, os idosos do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho foram acometidos pela Covid e tiveram alta. Por conta de no abrigo já ter outros idosos, eles não poderiam voltar e oferecer o risco de que o restante fosse acometido pela doença”, disse ela.

Tereza explicou que a SMS procurou um lugar que fosse adequado e confortável para o isolamento destes idosos, antes que retornem ao Abrigo e optaram pelo CTD por conta de sua estrutura.

“Procuramos um local em Picos onde tivesse acessibilidade e não oferecesse risco a eles. Por isso locamos o CTD com toda estrutura que tem lá. Ele foi locado exclusivamente para dar total amparo aos idosos nesse momento de reabilitação da saúde deles que está fragilizada, mesmo com a recuperação. Ainda é preciso um tempinho para total recuperação e nós estamos cuidando para que isso ocorra da melhor maneira possível”, destacou Tereza.

Publicidade

A coordenadora do Nasf disse ainda que todo material humano e físico está sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Além da locação do local, que ficará por nossa conta, disponibilizamos duas enfermeiras, dois fisioterapeutas e dois técnicos. Também estamos arcando com os equipamentos de proteção individual e todo o restante que for relacionado à necessidade desse cuidado, a Secretaria de Saúde está fazendo”, frisou.

O diretor do Abrigo de Idosos de Picos, Gabriel Albano, relatou ao Cidadesnanet que todos os idosos já estão bem e que alguns já iniciaram a criação de anticorpos contra a doença.

“Todos estão assintomáticos e bem. Quatro ou cinco deles já estão produzindo anticorpos. Eles irão passar esses 14 dias lá no CTD a fim de primeiro se recuperarem e, ao final desse período, farão nova testagem e, só aí poderão voltar ao abrigo. Eles não podem voltar agora para evitar a disseminação para os demais idosos que não foram contaminados”, explicou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS