Connect with us

DESTAQUES

Picos registrou mais de 400 incêndios em vegetação em 2019

Publicado

em

O número de casos de incêndios em vegetação em Picos aumentou cerca de 150% em relação a 2018. Para o comando do Corpo de Bombeiros, este foi um aumento significativo, visto o extenso trabalho de prevenção que a corporação vem exercendo no município.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Tenente Hamylton Lemos, fez um balanço dos três últimos anos, onde constatou um aumento de mais do dobro somente em relação a 2018 e quase dez vezes mais em relação a 2017.

“Esse ano nós tivemos pontos negativos em relação à quantidade de incêndios. Tivemos um aumento substancial na quantidade de incêndios tanto na cidade de Picos quanto na região. O aumento entre 2017 a 2019 foi gradativo. Em 2017 tivemos 42 casos; em 2018, 176; e em 2019, 449 casos de incêndios em vegetação apenas em Picos”, disse ele.

Comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Hamylton Lemos

Os números de toda a macrorregião ficaram: 2017, 247 casos; 2018, 303; e 2019, 558 incêndios. Em contrapartida, o comandante ressaltou o aumento no número de efetivo e modo operacional.

“Por outro lado tivemos um aumento na guarnição de bombeiros e no modo operacional que nos adaptamos para esse ano. Pela primeira vez pudemos ver três equipes agindo paralelamente em casos diferentes”, frisou.

Publicidade

Ele destacou ainda que em todos os casos não houve percas humanas, apenas de vegetação. “Esta foi uma quantidade bem grande de incêndio de vegetação, onde sofre o meio ambiente e a população. Graças a Deus, não houveram percas humanas, só de vegetação. Com isso, podemos analisar que todo o trabalho do Corpo de Bombeiros surtiu efeito. O mal foi combatido a contento, principalmente pelas parcerias entre as equipes e as prefeituras”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS