Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos lança campanha de aniversário; Mano Walter e Eric Land são atrações da festa

Publicado

em

Não é apenas uma noite de festas. São vários dias cheio de atividades para se celebrar os 129 anos de Picos, município a 310 Km da capital, Teresina, cuja população ultrapassa os 74.000 habitantes, sendo a 3ª maior renda per capita do Estado e o maior entroncamento rodoviário do Nordeste.

Uma cidade cheia de cultura. A própria e a dos outros. Destes mais de setenta mil habitantes, muitos vêm de fora para trabalhar e também para garantirem o futuro profissional, como é possível se ver, especialmente, na Universidade Federal do Piauí, antro de uma diversidade de linguagens, jeitos, falas, CUL-TU-RAS. De todo o país é possível encontrar um pedacinho de gente.

E celebrando a história de Picos, que é escrita e contada por estas tantas gentes, a Prefeitura Municipal de Picos lançou, na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Senac, a campanha de 129 anos da cidade, cujo tema é: “Picos de histórias – Construindo uma nova história”.

Confira abaixo cronograma da exposição itinerante da história de Picos:

Publicidade

O prefeito municipal de Picos, Padre Walmir de Lima, ressaltou a importância de se elevar o aniversário da cidade a vários momentos e não a apenas um dia de festa. É preciso, segundo ele, mostrar tudo de bom que vem sendo feito.

Padre Walmir

“Para nós é importante dar ênfase a essa data para demonstrar nosso amor pela cidade e, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas a terem esse amor, esse sentimento de pertencimento. Não é demonstrar só com palavras, mas com ações. Por isso costumamos reservar não só a data de aniversário, mas vários outros dias para disponibilizarmos nossas ações para a sociedade picoense”, disse.

Ele comentou ainda que tipos de atividades serão desenvolvidas durante este período de aniversário de Picos.

“Teremos uma extensão de três a seis inaugurações por dia, que vão desde calçamento a construção de UBS’s, escolas e pontos de lazer, que são as quadras esportivas. Além disso, vamos promover a campanha “Picos de histórias”, com exposições fotográficas e de histórias da cidade que, às vezes, muitas pessoas não conhecem. É conhecer e amar mais. Fizemos os painéis e marcamos exposições para alguns pontos da cidade a fim de que todos conheçam”, afirmou.

O secretário de cultura, Iata Rodrigues, elencou que tipos de atrações os picoenses e visitantes poderão aproveitar durante os dois dias de festas.

“Nós receberemos, no dia 11, lá na Avenida Beira Rio, o Giannini Alencar, que vem em um pacote do Mano Walter, que é nossa atração principal. Mano Walter é reconhecidamente um artista nacional, estourado em todo o país. Então podemos garantir que vai ser uma grande festa de aniversário. Teremos também o Eric Land, que também tem um grande público em nossa cidade, e o Robson Farra, que é um grande artista de nossa terra, encerrando a noite. No dia seguinte, 12 de dezembro, data oficial do aniversário de Picos, é comemorado o Dia do Evangélico e teremos atrações como a dupla Jonathan e Júnior, Banda Petrus e a nacionalmente conhecida Banda Som e Louvor”, disse.

Publicidade

Iata Rodrigues

Ele destacou também que a festa visa movimentar a economia da cidade e afirmou que em breve o município receberá a decoração natalina, próximo evento cultural que a cidade sediará.

A coordenadora de Comunicação, Mayara Ferreira, destacou, em púlpito, durante sua fala, que motivos a levaram a escolher o tema de aniversário dos 129 anos de Picos.

“Aqui todos sabem que não sou de Picos. Vim como estudante de Jornalismo da Uespi e aqui finquei raízes, construí minha família. E desde que entrei na coordenação que trazia comigo o desejo de fazer algo referente à história de Picos, que possui alguns documentos, mas que não é de conhecimento de todos, apenas dos mais velhos. E Picos possui uma história extensa e bonita. Mas nunca havíamos tido essa oportunidade. E este ano, com a reforma da Praça Félix Pacheco para os moldes originais, em que ela foi feita na década de 40, vimos a oportunidade de pormos esse sonho antigo para a frente. Por isso agradeço ao Padre Walmir que se empolgou com nossas ideias e nos deu autonomia para executar esse plano, e à minha equipe da Coordenação de Comunicação que não mediu esforços para ir atrás de cada depoimento, de cada história”, declarou.

Mayara Ferreira

Além do prefeito Padre Walmir, compuseram a mesa de honra os vereadores Hugo Victor, Zé Luís, Welligton Dantas e Rinaldinho; a diretora do CIEM, Maria Santana; o secretário de Cultura, Iata Rodrigues; a coordenadora de Comunicação, Mayara Ferreira; e a representante do Senac, Mayane.

Vários secretários e coordenadores do município, assim como ex-vereadores e demais servidores estiveram presentes na solenidade.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS