Connect with us

Santa Cruz

Grande desfile cívico celebra Dia da Independência em Santa Cruz do Piauí e leva multidão às ruas

Publicado

em

Com o intuito principal de promover o patriotismo e valorizar a importância de datas históricas, a cidade de Santa Cruz do Piauí celebrou com a realização de um grande Desfile Cívico, os 201 anos da independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro.

Promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, o desfile contou com a participação de cerca de 1500 pessoas, que se reuniram em um ato de civismo e amor à pátria e foram às ruas na tarde desta quinta-feira (07) celebrar a representativa data.

“Construir um Brasil do Futuro está em nossas mãos” foi o tema abordado este ano no desfile, que teve seus pelotões formados por alunos das escolas da Rede Pública Municipal e Estadual, secretarias de Educação e Assistência Social, Conselho Tutelar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além da participação da Polícia Militar e da Banda de Músicos da Prefeitura de Picos.

O desfile percorreu ruas e avenidas da cidade e foi encerrado ao lado da sede do Poder Executivo Municipal. No local, uma multidão, entre autoridades, munícipes e visitantes, acompanhou as apresentações.

Entre os presentes, autoridades como o prefeito Barroso Neto, a vice-prefeita e secretária de Saúde, Glaucia Portela, o presidente da Câmara Municipal, Jamilson Marta do Nascimento, a secretária de Educação, Marinalva Gonçalves, demais secretários municipais e vereadores.

Com uma riqueza de representatividade nas temáticas, vestimentas e recursos utilizados, cada ala apresentada encantou o público. A educação ganhou destaque e foi representada em suas múltiplas vertentes, incluindo os avanços na área educacional no município e programas desenvolvidos pela gestão.

A Secretaria de Assistência Social, com o subtema “Promovendo a Inclusão Social para o Brasil do Futuro”, expressou através de suas alas a importância de garantir direitos à população atendida pela política de Assistência Social.

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Severo Maria Eulálio, trabalhando o subtema “Sustentabilidade, a busca pelo equilíbrio”, chamou a atenção para a preservação do meio ambiente, biodiversidade e dos recursos naturais.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultor e Agricultora Familiares de Santa Cruz do Piauí, o pólo da UAB Wilson Nunes Martins Filho e a Polícia Militar encerraram o desfile com chave de ouro.

Após o desfile, em entrevista, o prefeito Barroso Neto destacou a importância da data festiva. “É motivo de muita alegria mantermos essa tradição. Em 2017, iniciando a gestão, fizemos o resgate do desfile de 7 setembro, que é um dos grandes eventos do calendário do nosso município e que a cada ano cresce e se moderniza. Sou grato a todos que fazem parte da nossa gestão e que contribuem para que anualmente esse importante evento seja realizado com tanta beleza e organização”.

Ele ainda agradeceu ao público presente e disse que o intuito é engrandecer o evento a cada ano. “Gostaria de agradecer a todo a população de Santa Cruz que compareceu para prestigiar esse grande evento. Parabenizo a todos os envolvidos. Foi um desfile bonito e com o nosso apoio e compromisso de fazer muito mais pela nossa cidade, ele vai só crescer cada vez mais”.

A secretária de Educação, Marinalva Gonçalves, disse que o desfile foi resgatado e hoje é um dos maiores eventos em Santa Cruz. “A gente fica muito feliz por ver essa data tão importante sendo celebrada no nosso município, pois é uma cultura que havia sido esquecida em Santa Cruz e o Barroso quando assumiu a prefeitura solicitou que a gente da Secretaria de Educação resgatasse essa cultura do desfile cívico. A gente resgatou inicialmente só com nossas escolas e hoje em dia se tornou um dos maiores eventos do município, que a cada ano só se supera, graças a Deus. Minha gratidão a todos que se envolvem e se dedicam para que a celebração ao dia 7 de setembro aconteça”.

Em alusão à data, a gestão municipal realizou também, durante a manhã, o momento cívico de Hasteamento da Bandeira em frente à Prefeitura Municipal, seguido de um café da manhã. Autoridades municipais e a população em geral participaram do momento.


Veja todas as fotos:


Facebook

MAIS ACESSADAS