Connect with us

São Julião

Prefeitura de São Julião realiza IV Conferência de Cultura; veja como foi

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião, através da Secretaria de Cultura promoveu a 4ª Conferência Municipal de Cultura, nesta sexta-feira, 06 de outubro.

O momento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação e teve como tema “Democracia e direito à Cultura”. A conferência teve o objetivo de propor debates e propostas para que políticas públicas voltadas a cultura venham ser desenvolvidas, com o intuito de valorizar os fazedores de cultura do município.

Inicialmente, foi feito o credenciamento. Em seguida, as autoridades foram convidadas para comporem a mesa de honra, sendo eles: o prefeito Dr. Samuel Alencar; o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, as secretárias Welyda ramos (Cultura), Valdinara (Educação); os vereadores João Neto, Júnior Rocha, Gracielda; o enfermeiro Sodson Rocha; a professora e escritora Raimunda Leonília; Maria Salomé, representando a Igreja Católica; Josiel, representando a Congregação Cristã no Brasil e o palestrante professor Marco Aurélio.

Na sequência, a secretária de Cultura Welyda, o prefeito Dr. Samuel e o vice-prefeito Dr. Leonardo fizeram uso da palavra, destacando a importância do momento e enfatizaram sobre valorizar os artistas da terra, tendo em vista que São Julião conta com muitos talentos.

Em seguida, o professor Marco Aurélio ministrou uma palestra, onde os presentes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca da cultura.

Na oportunidade, foram divididos seis grupos, os quais debateram os seguintes eixos:

Eixo 1 – Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura

Avançar no debate sobre marcos e instrumentos legais que contribuam para amadurecimento de políticas culturais brasileiras, de forma a enfrentar as descontinuidades e a pouca institucionalização das políticas culturais. O eixo 1 é o espaço para o fortalecimento da perspectiva sistêmica de políticas culturais do aprofundamento do debate sobre políticas de estado para a cultura, dando ênfase à perspectiva de ações simultâneas e complementares dos entes federados, da fundamental participação da sociedade nos espaços de construção e pactuação das políticas públicas para a cultura.

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social

Publicidade

Debater e recomendar a revisão de elementos que afetem o acesso à cultura e à arte, enfrentando desigualdades e assimetrias. Reforça-se neste eixo como as dinâmicas de participação e escuta social serão essenciais para a ampliação do diálogo, para a valorização do acesso à cultura e para o fortalecimento de nossa democracia.

Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória

Debater e reconhecer o direito à memória ao patrimônio cultural e aos museus, valorizando as múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira, os bens culturais expressivos da diversidade étnica, regional e socioeconômica e as narrativas silenciadas e sensíveis da histona nacional, de modo a contribuir para a preservação de seus valores democráticos.

Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural

Este eixo debate a criação de mecanismos que garantam o reconhecimento da diversidade das expressões culturais e a valorização e promoção da identidade dos territórios culturais brasileiros. Nesta seara, compreendemos também a importância de promover diversidades e garantia de direitos, respeitando a acessibilidade cultural e fazendo enfrentamento ao racismo, a LGBTQIA, fobia, ao genocídio da população negra, ao extermínio de povos indígenas, ao feminicídio, ao racismo religioso, aos estigmas contra comunidades ciganas, ao capacitismo e a todas as formas de discriminações correlatas.

Publicidade

Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade

Ressaltar a importância da cultura para o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio de políticas que fortaleçam as cadeias produtivas e as expressões artísticas e culturais. Potencializem a geração de trabalho, emprego e renda, e ampliem a participação dos setores culturais e criativos no PIB do país.

Eixo 6 – Direito às artes e linguagens digitais

Criação de espaços de diálogo, reflexão e construção coletiva acerca do papel das artes em sua diversidade de fazeres, territórios e agentes, e do acesso as linguagens artísticas e digitais n fortalecimento da democracia, na contemporaneidade. Incluindo também o debate sobre o papel do estado brasileiro e seus entes federados na construção de políticas públicas para o desenvolvimento das redes produtivas dos setores das artes no Brasil.

Após, um integrante de cada grupo apresentou as propostas elaboradas, as quais foram aprovadas por unanimidade. No momento seguinte houve a eleição de três delegados.

Publicidade

Foram eleitos: Maria Eulália Rocha, Lucivanea Pessoa e Reginaldo Oliveira.

Ao final do evento, foi entregue um certificado para todos os participantes.

Falas

O prefeito Dr. Samuel Alencar, ressaltou sobre a conferência, destacando a que cultura é de grande importância.

“A cultura é extremamente importante para toda comunidade humana, porque somente através dela e da alta cultura é que a gente consegue atingir patamares de excelência em todas as áreas. Sobre esse tema que está sendo discutido, o nosso governo aqui em São Julião dá total ênfase, porque sabemos que é de grande necessidade a afirmação da cultura, e principalmente atingirmos a alta cultura, não só aqui no município, mas a brasileira, que é uma necessidade da sociedade, de pessoas que dominem a alta cultura”, afirmou o prefeito.

A secretária de cultura Welyda Ramos enfatizou sobre a realização da conferência.

“É um grande prazer a gente realizar essa 4ª Conferência de Cultura, com o propósito de desenvolver mais políticas públicas voltadas a cultura, com propostas e debates, para que possamos ter uma cultura mais ativa”, frisou a secretária.

O palestrante Marco Aurélio destacou sobre o momento enriquecedor.

Publicidade

“Nesta conferência foi notório que a população e os fazedores culturais internalizaram de fato o tema que foi trabalhado, priorizando e enaltecendo as proposições nos seis eixos utilizados, voltados para as particularidades inerentes a esta terra. Depois desse momento, eu acredito que a pasta cultural e o governo municipal unindo as forças fará desta cultura de fato referência no Piauí”, finalizou Marco.

Verissimo Carvalho é cantor e violonista. Ele comenta o que achou da 4ª edição da conferência.

“Foi muito bom participar desse momento, porque estamos vendo que as autoridades se preocupam e se esforçam para valorizar os artistas do município, dando a oportunidade para que possamos mostrar nossos talentos”, concluiu Verissimo.  

Além das presenças acima citadas, estiveram prestigiando a conferência a secretária de Desenvolvimento Rural Ana Célia, a secretária de Saúde Ceicinha Araújo, a controladora geral Maria Laurentina, escritores, artesãos, fotógrafos, dançarinos, sanfoneiros e a população em geral.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS