Connect with us

POLÍCIA

Polícia desarticula quadrilha que roubava carros no Piauí e no Maranhão

Publicado

em

Uma operação realizada em conjunto entre as forças policiais dos estados do Piauí e do Maranhão realizada nessa quinta-feira (26) e divulgada nesta sexta-feira (27) ‘desbaratou’ uma quadrilha que agia no roubo de veículos em ambos os estados. No total, oito pessoas foram conduzidas para delegacia de Codó, no Maranhão, onde se concentrou a ação denominada ‘Operação Cocais’. Com eles, a polícia encontrou 13 veículos.

Coletiva à imprensa (Foto: Gil Oliveira)

O delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, explicou que a quadrilha atuava da seguinte forma. “Tinha uma parte que roubava os carros, principalmente em Teresina. Daqui, eles levavam para as cidades de Timon, Caxias e Codó, onde repassavam para outros integrantes que revendiam os veículos. Outra parte do grupo fica encarregada de falsificar a documentação para tornar o veículo aparentemente legal”, disse o delegado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região de Caxias (MA), também, participou da ação. “Eles faziam o que chamamos de esquentar o veículo. Com informações de outro carro semelhante, eles clonavam as informações. Por exemplo, pegavam as informações de um carro do mesmo modelo, cor e legalizado de outro estado e faziam um documento falso com essas mesmas informações. Para isso, acreditamos que eles usam cédulas reais do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do Detran do Piauí”, afirmou a inspetora Cinara.

O delegado geral, destaca que essas cédulas de CRLV são verdadeiras e estão em poder dos criminosos. “Há meses atrás um grupo invadiu uma concessionária de motos aqui na capital, onde havia um posto do Detran, e de lá roubaram essas cédulas de CRLV em branco. A partir daí, eles agora utilizam essas mais de cinco mil cédulas em branco que roubaram para preencher com dados de outros veículos e, assim, ‘clonar’ os carros que roubam”, explicou o delegado.

Sobre os veículos apreendidos o delegado Riedel destaca que dos 13 automóveis, em oito já foram constatados os roubos, tendo sido todos em Teresina.

Dentre os veículos estão:

Publicidade

Honda Civic – (2013) – de cor prata – proprietária – Weilka Eulálio de Moura Santos (roubado em novembro de 2013 no Centro de Teresina – próximo ao HGV) – veículo foi batido pelos criminosos e teve perca total.

Focus (2014) – proprietário Eraldo J. Silva – (roubado no estacionamento da Caixa da avenida Presidente Kenedy).

Saveiro (2013/14) – proprietário Raimundo Xavier dos Passos – (roubado na Santa Maria da Codipi em agosto de 2014.

Fiat Uno – cor vermelha – (2012) – proprietário José Renato (roubado na avenida Maria Antunieta Bulamarque em fevereiro de 2012.

Honda Civic (2014) – cor cinza – proprietário Igor Passos Lima Pacheco – (roubado na avenida Dom Severio – Morada do Sol em setembro de 2014).

Publicidade

Fox Cinza (ano 2014) – proprietário Emanuela de Oliveira – (Roubado em estacionamento de supermercado na avenida Homero Castelo Branco em maio de 2014).

Fox Vermelho – proprietário M. Gabriela – (roubado em janeiro de 2015 no conjunto IAPC)

Sandeiro Vermelho – proprietário Guilherme Gomes (roubado na avenida Nossa Senhora da Fátima).

O delegado destacou que todos os proprietários listados acima devem se dirigir a delegacia de Codó, no Maranhão, para recuperar seus veículos, sendo necessário o porte de toda a documentação exigida, como CRLV, Recibo e B.O registrado no dia do roubo ou furto.

Quadrilha do MA
Sobre a quadrilha presa, o delegado de Timon, Antônio Valente, destacou que a quadrilha roubava os carros preferencialmente em Teresina, para revender na região de Codó (MA). “Dentre as pessoas apreendidas, ainda vamos averiguar a participação deles na quadrilha. Alguns alegaram que desconhecia a ocorrência de roubo. Nesse caso vamos averiguar se essas pessoas agiram de má fé ou foram lesadas pelo bando, mas a princípio todos podem ser enquadrados pelo crime de receptação”, explicou o delegado.

Publicidade
Inspetora da PRF (MA) – Cinara

Cuidados
Antes de comprar ou adquirir um carro, a inspetora Cinara da PRF orienta que o interessado na compra verifica todos os sinais de identificação do carro. “É importante olhar se o número do chassi e a numeração dos vidros batem com o documento do veículo. Além disso, o ideal seria levar para uma mecânica que realize o serviço e, para não restar dúvidas, requisitar uma vistoria pelo órgão competente que é o Detran”, orientou Cinara.

 

Fonte: Portal Club Sat

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS