Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS: Câmara autoriza aquisição de terrenos para construção de quadra e UBS

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou, na última sessão ordinária, dois projetos de lei de autorizando o Poder Executivo Municipal a adquirir terrenos para a construção de uma Quadra Poliesportiva e três Unidades Básicas de Saúde. As matérias foram analisadas e votadas em regime de urgência especial.

Segundo explicou o vereador Adalberto Lopes (PP), líder do prefeito na Câmara, o Governo Municipal já havia adquirido lotes para a construção das Unidades Básicas de Saúde, no entanto, o tamanho era menor que o exigido no projeto. Com isso, foi necessário ampliar os terrenos. As UBS estão sendo construídas nas localidades Morro da Onça, Umbuzeiro e Saco da Serra. Segundo o projeto 03/2014, serão investidos mais R$ 7 mil na compra dos terrenos.

O PL 04/2014 autoriza a aquisição de um lote de terreno na sede do município, ladeando com a Rua Manoel Bispo e Rua João Evangelista, no valor de R$ 40 mil, destinado à construção da quadra poliesportiva vinculada a Escola Municipal Antônio Crisanto de Sousa.

Pronunciamentos

DSC_1863

O vereador Wilson Vieira (PTB), líder da oposição na Câmara, defendeu agilidade na negociação entre poder público e a classe de professores para elaboração do projeto que reajusta o salário dos educadores da Rede Municipal de Ensino. Segundo ele, em outros municípios da região já foram aprovados os reajustes. O parlamentar defendeu um reajuste dentro do percentual repassado pelo Governo Federal, aproximando ao máximo do piso salarial nacional. Em seu pronunciamento, o líder cobrou, ainda, da mesa diretora da Casa, a apreciação nas Comissões do projeto de lei que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, de sua autoria, que tramita na Câmara desde outubro de 2013.

Publicidade

DSC_1866

O vereador Francisco Oséias (PTB) voltou a cobrar medidas do poder público para proteção do campo de pouso. Segundo ele, o constante tráfego de veículos está danificando o asfalto da pista. O parlamentar informou também que duas paradas de ônibus estão abandonadas, uma no colégio da localidade Juá, desde a gestão do ex-prefeito Sílvio José. Com o término das obras de asfaltamento da estrada que liga a BR 407 ao Cajueiro, o vereador sugeriu a utilização das paradas em pontos estratégicos da referida estrada.

DSC_1867

O vereador Luiz Evaristo (Solidariedade) foi breve em seu pronunciamento. Na tribuna, ele reforçou o pronunciamento do vereador Francisco Oséias, sobre as paradas de ônibus, e aproveitou para reivindicar reforma das demais. “É muito importante para quem precisa esperar veículos”, disse. Luizinho justificou sua ausências nas sessões anteriores e solicitou informação sobre o engenheiro que acompanha as obras do município.

DSC_1843

O vereador Adalberto Lopes (PP) também foi breve em seu pronunciamento. Ele destacou a passagem da Semana Santa e lamentou as barbaridades noticiadas diariamente nos telejornais. “Peço a Deus que ilumine ao povo brasileiro, para que coloquem pessoas competentes para governar o nosso País. Em alguns momentos não tenho de muito orgulho de ser brasileiro”, disse.

DSC_1874

O vereador Antônio Rufino (PP) falou da recente visita feita à barragem da localidade Poço do Boi, cujas obras de reconstrução já foram terminadas. O parlamentar destacou a importância da represa para a região, que vai garantir o abastecimento, e anunciou para esta semana o início das obras de piçarramento da estrada que dá acesso à localidade Saco da Ema.

DSC_1876

O vereador Francisco Ezequiel (PDT) destacou os investimentos dos governos federal, estadual e municipal, dentre outros, a quadra poliesportiva e as Unidades Básicas de Saúde. “Temos muito que elogiar e parabenizar o prefeito Agenilson, que tem garantido essas obras para o município. Estamos indo muito bem, a Prefeitura e a Câmara, trabalhando em favor do município. Além dessas, que venham muito mais”, disse.

Publicidade

DSC_1880

O vereador Saulino Reis (PSDB) se pronunciou em tom de agradecimento. Dirigiu agradecimentos a Deus e pediu que Ele continue a abençoar a população do Brasil e do município, os gestores e vereadores com saúde para continuar a trabalhar. O parlamentar lamentou pelas poucas chuvas, incertas para o plantio, ressaltando que as mesmas  foram suficientes para garantir o acúmulo de água para o consumo. Saulino finalizou destacando também a importância da barragem do Poço do Boi.

O vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), foi o último a se pronunciar. O presidente da Casa incentivou ao vereador Francisco Ezequiel a apresentar requerimento solicitando benfeitorias para sua localidade e informou que o projeto de autoria do vereador Wilson Vieira voltará ao plenário, para votação, na próxima sessão.

DSC_1888

Helinho referência ao domingo de páscoa e pediu que o povo rezasse e orasse por dias melhores. Lamentou a precariedade na segurança e saúde pública, em referência a morte ocorrida em Teresina, após um idoso ser atendido no corredor do Hospital de Urgência de Teresina, em virtude da falta de leitos. Helinho lamentou os escândalos envolvendo o Governo Federal, destacando dentre outros, o que envolve a Petrobras, e finalizou desejando a todos uma feliz Páscoa. “Que Deus abençoe a todos”, disse.

DSC_1889 DSC_1820 DSC_1823 DSC_1826 DSC_1829 DSC_1831 DSC_1832 DSC_1837  DSC_1850 DSC_1856    DSC_1871   DSC_1878  DSC_1883 DSC_1884

Facebook

MAIS ACESSADAS