Connect with us

POLÍTICA

Plenário aprova PL de Teresa Britto que garante gratuidade do ‘teste do olhinho’

Publicado

em

O Plenário aprovou, na sessão desta terça-feira (31), o Projeto de Lei Ordinária 03/22 da deputada Teresa Britto (PV) que garante a gratuidade nos estabelecimentos de saúde do teste do olhinho para detecção de câncer em crianças recém-nascidas no Piauí.

O teste do olhinho que também é conhecido como teste do reflexo vermelho (TRV), é realizado para diagnosticar patologias oculares como a catarata congênita, o glaucoma, infecções, cegueira, retinoblastoma e outros quadros clínicos que podem ser desenvolvidos ainda na infância, e impactar no desenvolvimento da criança.

O teste do olhinho deve ser feito logo após o nascimento do bebê por um oftalmologista ou um pediatra. Pode também ser feito na primeira consulta com o pediatra, devendo ser repetido algumas vezes durante os 2 primeiros anos de vida.

O procedimento é indicado para todos os recém-nascidos, em especial, crianças que nasceram com microcefalia ou que as mães foram infectadas com o Zika vírus durante a gravidez, já que há maior risco de desenvolvimento de alterações na visão.

*Da redação Cidades na Net com informações da Alepi*

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS