Connect with us

POLÍTICA

Rejane buscará recursos para Educação fora do país após anúncio de corte de gastos

Publicado

em

Na última sexta-feira (18/09), o governador Wellington Dias anunciou que irá tomar uma série de medidas para adequar o Estado à realidade de crise econômica. Para isso o governador disse que serão feitos cortes nas despesas. A medida pode afetar projetos de todas as pastas da administração, e para tentar amenizar os riscos na Educação, a secretária Rejane Dias disse que irá buscar recursos fora do país.

“Um corte como esse é geral. O que vamos ter que fazer é buscar recursos fora. Com as operações de crédito, no caso, o Banco Mundial”, disse a secretária. Segundo ela, a solução será, entre outros, para priorizar a implementação e distribuição de internet nas escolas da rede pública estadual. “Não tem como você melhorar a prestação do serviço se você não tem uma internet de qualidade nas escolas”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, foi firmada uma parceria para o financiamento do que está sendo planejado em busca de uma educação de qualidade. “Estamos pleiteando cerca de R$ 260 milhões, pelo Banco Mundial, onde nós apresentamos nossas prioridades, como a expansão das escolas de tempo integral. Agora temos metas para expandi-la”.

Os recursos também estão sendo buscados, de acordo com Rejane Dias, para que seja implantada a “poupança jovem”, que visa incentivar o aluno a concluir o ensino médio. A preocupação é por conta de o estado ter um número alarmante de evasão nesta etapa.

“O Piauí é o estado que mais aumentou o número de matrículas na nossa rede, no Brasil, proporcionalmente a população. Em compensação, temos uma evasão, no ensino médio, na casa dos 20%, que é elevada. A ideia é implementar essa poupança, porque ele [aluno] recebe no primeiro ano, ao concluir, 30%, que é em torno de R$ 1.500 e ao final o restante, desde que ele conclua realmente o ensino médio”, completou a secretária.

Publicidade

 

O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS