Connect with us

Sem categoria

UFPI é premiada por melhores ideias para redução de gastos em instituições federais

Publicado

em

O professor Fábio Rocha Barbosa e o estudante Lucas Cruz Souza foram os vencedores individuais das duas categorias do Projeto Desafio da Sustentabilidade do Premio Ideias, do Ministério da Educação (MEC). Com o feito, mestre e aluno do curso de engenharia elétrica deram à Universidade Federal do Piauí (UFPI) o título de campeã, além de R$ 3 milhões em prêmios, que serão destinados ao Laboratório de Eficiência Energética da instituição.

Fábio Barbosa: prêmio comprova excelência do laboratório de engenharia elétrica.

O concurso, que aconteceu em forma de consulta pública, tem por objetivo envolver as instituições federais de ensino em propostas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água. Para isso, os participantes tinham deveriam levar soluções para as seguintes questões: “Como reduzir os gastos com consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?” e “Como reduzir os gastos com consumo de água nas instituições federais de ensino?”

Na categoria economia de energia, o estudante do nono período, Lucas Cruz Souza, foi o ganhador com a proposta de integrar painéis solares no revestimento da fachada dos prédios da universidade. Assim, além de gerar energia, também é possível reduzir os custos de construção dos edifícios.

— Todo mundo se movimentou gerando um fluxo de ideia na comunidade acadêmica, abraçando a questão da sustentabilidade”, afirmou.

Já para reduzir os gastos com a água, o professor Fábio Barbosa venceu o desafio apresentando um sistema de bombeamento de hídrico alimentado por painéis solares.

— Este prêmio vem coroar os esforços de todo o departamento para oferecer um curso de excelência. Estamos no caminho certo e vamos continuar. Investiremos o dinheiro do prêmio em nosso programa de gestão energética — comemorou o professor, lembrando que a graduação em engenharia elétrica é um curso novo na UFPI, com apenas duas turmas formadas.

Publicidade

Participaram da consulta pública 63 universidades federais e 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica , totalizando 13.452 pessoas cadastradas e 18.277 ideias registradas.

A premiação dos vencedores ocorrerá no dia 15/4 em um congresso na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que abordará temas relacionados à inovação no setor público, como a apresentação de casos de sucesso no MEC e em outras instituições públicas federais, estaduais e municipais.

Extra Online

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS