Connect with us

DESTAQUES

Após autorização, Brasil tem condições de iniciar vacina entre 22 e 27 de janeiro, diz governador Wellington Dias

Publicado

em

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que o Brasil tem condições de iniciar a vacinação contra a covid-19 entre 22 e 27 de janeiro, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial do imunizante até o dia 20. No dia 8, tanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como o Instituto Butantã fizeram o pedido, respectivamente, de uso emergencial da vacina de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca e da Coronavac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac.

“O Ministro da Saúde já tem condições hoje de apresentar a data de início da vacina. É a data mais esperada de 2021, a data para iniciar a vacinação nos 27 estados. Temos condições concretas de começar entre 22 de janeiro a 27 de janeiro, em uma dessas datas. Será um trabalho feito no Brasil inteiro pelo Plano Nacional de Imunização sob a coordenação do ministro Pazuello”, afirmou o governador.

O prazo, de acordo com o governador, dependerá da Anvisa, que teria até o dia 20 para se posicionar.

“Fechamos a semana passada com boas notícias. A primeira foi o pedido emergencial na Anvisa por parte da Fiocruz com AstraZeneca e também do Butantã com a coronavac, a partir dali – 8 de janeiro- nós temos dez dias para a Anvisa se posicionar. Esperamos isso até 20 de janeiro. São vacinas conhecidas. Com base nisso, o Ministério da Saúde já vinha preparando uma estrutura para, a partir do aeroporto de Guarulhos, fazer a distribuição para todo o Brasil”, declarou.

Nesta terça-feira, 12, uma reunião às 15h entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, governadores e autoridades em saúde será decisiva para o início da vacinação.

Publicidade

“Nós temos uma agenda amanhã, que pode ser uma agenda histórica, quando as principais autoridades envolvidas sobre esse tema da vacina estarão reunidas”, destaca Wellington Dias.

Com a previsão de datas se confirmando, o governador acredita que mais de 90 milhões de brasileiros devem se vacinar até abril. “A meta é que até abril termos no país 96 milhões de pessoas vacinadas. Isso terá um efeito extraordinário tanto no adoecimento como na rede hospitalar. É para ser uma reunião decisiva”, disse.

Profissionais da saúde e idosos com mais de 75 anos devem ser os primeiros a serem vacinados no país.

“Estamos atrasados, a orquestra desafinada e é isso que a gente tem que organizar. A ideia de colocar o ministro da Saúde como maestro é para evitar os problemas que já vivenciamos: a fase das internações, respiradores. Veja o tanto de problema que gerou com essa desorganização. Perdemos muitas vidas e outras ficaram com sequelas deste descompasso. O Brasil tem a chance, mesmo atrasado, de ter um calendário”, finalizou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS