Connect with us

MUNICÍPIOS

Reunião define novos membros do Conselho do Fundeb em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Membros do Conselho do FUNDEB de Vila Nova do Piauí se reuniram nesta segunda-feira, 29 de março. O objetivo da reunião foi a restruturação [renovação] do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB).

A nova gestão é composta pela professora Goretti de Deus como presidente, Wellington Leal no cargo de vice-presidente e Josele de Carvalho eleita secretária. Os novos membros irão exercer as funções até o dia 31 de dezembro de 2022.

Da esq. p/ dir.: Secretária Josele Carvalho, presidente Goretti de Deus e vice-presidente Welhitom Leal.

A reunião foi conduzida pela ex-presidente, Marlene Hosana, que saudou a todos dando as boas-vindas e nomeou Josele de Carvalho Silva para secretariar a reunião. Em seguida o conselheiro Gilberto José de Brito, fez a leitura da lei para todos os presentes.

Conselheiro Gilberto Brito faz a leitura da Lei nº 262/2021

Durante a reunião foi apresentado o Projeto de Lei 001/2021, de 03 de março de 2021 votado na Câmara de Vereadores no último dia 24 de março e a lei aprovada de número nº 262/2021 que dispõe sobre a reestruturação do CACS-FUNDEB no âmbito do município, publicada no Diário Oficial dos Municípios sob Portaria nº 090/2021.

O CACS-FUNDEB tem por finalidade proceder no acompanhamento e controle social sobre a distribuição, transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, com organização e ação independentes e em harmonia com os órgãos da Administração Pública Municipal, competindo-lhe elaborar parecer sobre as prestações de contas, conforme previsto no parágrafo único do art. 31 da Lei Federal nº 14.113, de 2020.

Publicidade

É de competência do conselho, supervisionar o censo escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária anual, objetivando concorrer para o regular e tempestivo tratamento e encaminhamento dos dados estatísticos e financeiros que alicerçam a operacionalização do Fundo, além de acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar- PNATE e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos – PEJA.

O CACS-FUNDEB exerce o acompanhamento da aplicação dos recursos federais transferidos à conta dos programas nacionais do governo federal em andamento no Município; bem como receber e analisar as prestações de contas referentes aos programas referidos, formulando pareceres conclusivos acerca da aplicação desses recursos e encaminhando-os ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE.

Em sua incumbências está também examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou retidos à conta do Fundo entre outras diretrizes.


Clique e veja aqui a Lei nº 262/2021 que dispõe sobre as diretrizes do CACS-FUNDEB

Clique aqui e veja a portaria 090/2021 com nome de todos os representantes

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS