Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Assistência Social e Conselho Tutelar realizam Dia “D” em alusão ao 18 de Maio

Publicado

em

Em alusão ao “18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Tutelar realizaram na manhã desta última terça-feira, o Dia “D” da Campanha, com uma mobilização pelas ruas do município.

A ação integra a programação alusiva realizada no município que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade vila-novense a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e foi promovida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA), Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Câmara Municipal de Vereadores e GPM. Neste ano, a campanha traz como tema: “Em casa sem violência. Eu defendo. Eu Protejo. Eu faço bonito!” e o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

A concentração aconteceu em frente à sede da Prefeitura, e logo em seguida as autoridades, profissionais e crianças, saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade com o auxílio de um carro de som, realizando panfletagem, munidos de faixa, adesivos e flores representativas do 18 de Maio, informando e convidando a população para juntos combaterem o abuso e a exploração sexual contra criança e adolescentes.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, iniciou as atividades, desejando as boas-vindas a todos, agradecendo a participação e parabenizando todos os órgãos que abraçaram a causa, destacando que Vila Nova é contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e que a gestão municipal junto aos demais setores da administração estão a disposição para contribuir, fiscalizar e realizar ações que protejam as crianças e adolescentes. Além de explicar como foi desenvolvida as atividades alusivas da campanha no âmbito do município.

“Mesmo diante da pandemia, conseguimos realizar uma bela campanha. A nossa união reflete de forma positiva e dessa forma conseguimos atingir o público de diversas formas e nos conectarmos através de outros meios alternativos. Trabalhamos o 18 de Maio, por meio da veiculação em mídias sociais, entrevistas na rádio, além da distribuição de folders educativos, material audiovisual e vídeos sobre a temática, utilização de faixas, e um carro de som com a divulgação da campanha, tudo pensado para que pudéssemos chamar a atenção e convocar a população vila-novense para abraçar a causa com a gente. Parabenizo por tudo que foi desenvolvido durante toda a programação, e no dia de, hoje, agradeço por essa participação incrível de todos vocês, em prol dessa causa que é tão importante”, disse a secretária agradecendo a todos em nome da gestão municipal.

A presidente do Conselho Tutelar, Elizângela Silva, reforça a necessidade do trabalho intensificado diante da pandemia, reforçando que o órgão está a disposição de toda a população. Destaca que a qualquer tipo de suspeita ou violação de diretos das crianças e adolescentes, a população tem que fazer a denúncia para que os órgãos competentes iniciem as investigações.

Publicidade

“Precisamos refletir sobre a crescente possibilidade das crianças e adolescentes confinados em casa em virtude da pandemia do COVID – 19, sofrerem violências nas suas mais diversas formas, mais ainda as violências sexuais. O agravante é que essas crianças e adolescentes não encontram vínculo de confiança para falar sobre as violações que sofrem vínculos encontrados com maior frequência na escola. Importante frisar que o artigo 13 do ECA diz que qualquer suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, de qualquer tipo, precisa ser comunicado ao Conselho Tutelar, que irá garantir os direitos dessas crianças e/ou adolescentes. Tem o aplicativo Proteja Vila Nova que foi criado ano passado para facilitar e incentivar as denúncias, que podem ser anônimas. Então faça bonito você também Proteja nossas crianças e adolescentes”, disse.

O comandante do GPM de Vila Nova, soldado Arleuson, relembrou a importância de cuidar das crianças e adolescentes não apenas durante o período de campanha, mas sim durante toda a vida. Informou os órgãos e formas da população realizar as denúncias, e se colocou a disposição de toda sociedade para contribuir com as ações.

“Essa ação é um despertar para que a gente relembre não apenas durante o ano, mas sim ter durante a vida toda esse cuidado com as crianças. O seio familiar é um lugar de proteção e segurança, e devido à maldade e a falta de informação muitas pessoas terminam utilizando esse ambiente para cometer certos tipos de crime, e é inadmissível. Muitas pessoas pensam que esse problema é familiar e não querem denunciar, mas este é um problema de todos, de toda a sociedade civil que tem o direito de proteger essas crianças. Então contatem a Polícia Militar, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, e quem não quiser procurar esses órgãos têm o “Disque 100” que a informação vem para nós diretamente de Brasília dos Órgãos Federais que estimula a Polícia a investigar os casos. Vamos juntos combater essa prática e estamos aqui para apoiar as ações de toda a sociedade”, finaliza.

A assistente social, Alexsandra Modesto, fez alertas importantes destacando que as crianças que sentem que em casa ela tem um vínculo familiar forte, ela é mais propícia a conversar e a falar se ela já foi tocada, ou se aconteceu algum indício de ser abusada, por isso, a Proteção Social Básica da Assistência Social reforça tanto para a importância do vínculo familiar.

“Não se engane! Geralmente o abusador está intrafamiliar, e neste tempo de pandemia as crianças estão mais expostas ao abuso visto que estão muito tempo em casa, então não se cale, as nossas crianças e adolescentes merecem ter um desenvolvimento integral, com proteção, com educação, com amor e carinho, e é dever nosso, da sociedade, e dos pais proteger essas crianças. O vínculo familiar tem que ser forte, tem que ser fortalecido a cada dia e jamais deixar o vínculo romper”, disse.

Publicidade

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Flávio Sousa, representando os demais parlamentares iniciou a sua fala relembrando estatísticas relacionadas ao grande número de crianças que foram exploradas nos últimos anos, e em seguida parabenizou as Conselheiras Tutelares pelo trabalho realizado neste momento de pandemia por meio das redes sociais.

“Sabemos da importância de cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes não apenas do nosso município, mas de todos os lugares. Sabemos também que quem condiz com essa prática, concorda e não denuncia também está sendo cúmplice desse hábito contra as crianças. Vamos cuidar porque eles merecem e são o futuro do nosso município e do nosso Brasil. Por fim, quero parabenizar as Conselheiras Tutelares pelo trabalho que realizaram diante dessa pandemia através dos vídeos informativos e com a interação das crianças.”, disse.

O vice-prefeito Belim Leal, fez o uso da palavra para agradecer a participação de todos que abraçaram a causa: “Parabenizo a todos os envolvidos pela realização dessa ação tão importante em defesa e proteção das nossas crianças e adolescentes da nossa cidade”.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Edilson Brito, levantou uma questão de bastante relevância, destacando que devido à pandemia as crianças e adolescentes estão mais expostas não apenas em casa, mas também através do uso contínuo do celular já que as aulas acontecem de forma remota, como também em momentos de lazer com o uso de jogos e sites, alertando assim, aos pais e responsáveis para que se atentem e chequem os aparelhos para conferir se não há ninguém tentando induzi-los através das redes sociais.

“Temos que ter cuidado com as nossas crianças, e não apenas com os nossos filhos em casa. Como já foi dito, neste período de pandemia as crianças ficam mais expostas e são mais fáceis de ser induzidas por um pedófilo também pela questão do uso do celular. Sabemos que as aulas são remotas e acontecem através de um celular, todas as crianças estão envolvidas no mundo virtual, mas devemos nos atentar, checar e conferir se não há ninguém de má-fé, um bandido, ou alguém que queira fazer o mal as nossas crianças e adolescentes”.

Publicidade

Edilson Brito, ainda agradeceu a presença de todos e o apoio da Polícia Militar através do Comandante Arleuson, pelo trabalho que vem sendo realizado no município e pediu para que a fiscalização continue de forma intensa. Parabenizou as Conselheiras Tutelares pela dedicação e luta incansável, aos vereadores, secretários e demais profissionais por abraçarem a causa, e destacou: “Peço aos pais que acompanhem os seus filhos, pois, é o papel da família. A Polícia está apta para fornecer o suporte necessário. Denunciem e não tenham medo pode ser de forma anônima. O importante é que na nossa cidade não aconteça esse tipo de crime. Vamos trabalhar todos juntos em defesa das nossas crianças e adolescentes, educar e fiscalizar cada dia mais”, pontuou.

Além das presenças já citadas participaram do evento, as (os) secretárias (os), Antônia Maria de Alencar Silva (Educação), Almerinda Luz (Saúde), Miquéias Carvalho (Cultura), Adelino Oliveira (Meio Ambiente), Antônio Tiago (Agricultura), e profissionais das pastas; as Conselheiras Tutelares, Cleonice Luz; Maria Imaculada; Leomária Leal; Ironeide Luz. Os vereadores: Enéas Abreu; Crégio França; Dorgivaldo Lima; Roberto Lima e Irmã Eliesia; Sandra Leal presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA); profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as diretoras das escolas, Evinha Lima (Sabino Gomes); Luzia (Zacarias Manoel) e Alicinete (Creche), e o SD Tiago Silva.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS