Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitos protestam em frente ao Palácio do Planalto por acordo feito com municípios

Publicado

em

Mais de 500 gestores municipais marcharam do Palácio do Planalto ao Congresso Nacional para pedir “Dignidade e respeito à autonomia municipal” nesta quarta-feira (05). A Mobilização Permanente reuniu prefeitos e presidentes de entidades estaduais que falaram dos problemas que estão enfrentando para gerir os Municípios.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, participou ativamente do movimento na companhia dos prefeitos de Água Branca, Jonas Moura, e de Beneditinos, Dr. Aarão, que representaram o Piauí.

“Essa mobilização teve um formato diferente. Dessa vez fomos para as ruas protestar em frente aos poderes que estão dificultando a vida dos municípios. Assuntos como o Pacto Federativo que pode salvar os municípios e a palavra dada e não cumprida pela presidente Dilma Roussef, do meio porcento do FPM foram nossas bandeiras”, relata Arinaldo Leal.

_MG_9691.JPG

Os prefeitos e demais participantes sentaram no asfalto e cantaram o Hino Nacional em frente ao Palácio do Planalto. Neste instante, a tropa policial fazia um tipo de cordão para impedir a passagem dos municipalistas. Por algum tempo, o trânsito foi impedido, mas logo liberado.

O presidente o presidente interino da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, fez a entrega da Carta Municipalista à Presidência da República, ao Congresso Nacional e à Sociedade Brasileira.

Publicidade

A Mobilização seguiu de volta ao Congresso. Aroldi e dirigentes da entidade participaram de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Mais tarde foi a vez do vice- presidente da República, Micher Temer, receber os prefeitos para tratar da maior reivindicação, sobre o não cumprimento da palavra por parte do governo federal em relação ao repasse extra do Fundo Participação dos Municípios (FPM). Temer prometeu buscar uma solução para o impasse.

APPM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS