Connect with us

Bocaina

Barragem de Bocaina está com pouco mais da metade de sua capacidade total; veja dados

Publicado

em

O ano de 2022 foi diferente para muitos reservatórios de água da região de Picos. A barragem de Bocaina, que em abril de 2020 chegou a armazenar 88% de sua capacidade total, neste ano registra cerca de 32% a menos.

Os dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), através do técnico, Francisco Teixeira, o Nena, revelam que atualmente a quantidade de água armazenada corresponde a 56% do total.

As expectativas para o técnico do Dnocs é que o volume da barragem aumente, caso haja duas chuvas boas desaguando água dentro vindo das cabeceiras.

O reservatório tem capacidade de 106 milhões de metros cúbicos de água quando atinge o nível máximo e assim tem extensão de mais de 20 quilômetros.

O período de inverno gera muitas expectativas para agricultores e banhistas que aguardam o sangramento (transbordo) da barragem. A última vez que o reservatório transbordou foi em 2009, há 13 anos. Em toda sua história o fenômeno aconteceu somente três vezes, onde duas delas foram registradas na década de 80.


CONTEÚDO RELACINADO

Publicidade

Barragem de Bocaina registra maior nível dos últimos 08 anos; veja imagens aéreas


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS