Connect with us

GERAL

Presos do semiaberto vão atuar no combate à dengue em cidade do Piauí

Publicado

em

Presos do semiaberto irão reforçar as ações de limpeza, manutenção e fiscalização no combate à dengue na cidade, segundo a Prefeitura de Teresina. O mutirão de enfrentamento à doença contará com a parceria da Secretaria de Justiça do Piauí e do Exército.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, os reeducandos ajudarão nos serviços de limpeza e manutenção da cidade. Alguns desses internos do sistema semiaberto já estão atuando junto a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Teresina (Eturb) na operação tapa-buracos.

“Na prática, feito o convênio, os internos serão disponibilizados para os serviços urbanos de limpeza da cidade auxiliando assim no combate à dengue. Atividades que dizem respeito à reparos de áreas públicas que estão precisando nesse momento de atenção, inclusive dentro das escolas, nas creches, em UBSs e hospitais. No mínimo 300 internos serão destinados à essa operação”, disse Edmilson.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou ao g1 que o convênio com a Semduh ainda será firmado. Os internos serão selecionados pela Justiça de acordo com as demandas solicitadas. A Sejus informou ainda que estarão disponíveis quantos reeducandos forem necessários para os serviços.

“Vamos trabalhar com o contingente que for necessário. No primeiro momento, nós pensamos em 300 internos que estão em condições mais favoráveis. Por exemplo, na situação de semiaberto”, afirmou o secretário Edmilson após reunião com o secretário de justiça Carlos Edilson.

Publicidade

O mutirão de combate à dengue começou nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 20 de maio, contudo, a Semduh informou que o prazo poderá ser prorrogado se assim necessário.

Além do convênio com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), outros órgãos da administração do município fazem parte da operação, como as Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad).

“As Saads de todas as zonas estão alinhadas na limpeza da cidade. O Centro de Controle de Zoonoses e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) atuam dando suporte à saúde pública e fiscalizando possíveis focos de dengue. Nós da Semduh coordenamos esse mutirão”, explicou o gestor

Segundo a prefeitura, a ação de limpeza pública já está em andamento. A limpeza de ruas, avenidas e lagoas está acontecendo diariamente em Teresina. O secretário Edmilson reforçou ainda que a fiscalização em terrenos baldios será ampliada.

“Serão notificados e multados proprietários de imóveis vazios que possam gerar algum foco de dengue”, alertou o gestor.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS