Connect with us

GERAL

Veterinários coletam numeração de microchip de macaco visto ‘lavando louça’ e ‘afiando’ faca no Piauí

Publicado

em

Os veterinários do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do BioParque Zoobotânico de Teresina identificaram, na manhã deste sábado (10), a numeração do microchip do macaco capturado no município de Aroazes após ser visto “lavando” uma panela batendo roupa e afiando uma faca.

O animal chegou ao centro na tarde dessa sexta-feira (9) após ser capturado na Fazenda Serra Negra, Zona Rural de Aroazes, na quinta (8).

Macaco visto ‘lavando louça’ e ‘afiando faca’ chega ao Zoobotânico de Teresina

Agora, com a coleta desta numeração, será possível constatar se o animal é o “famoso” macaco Chico, pois ele realiza “afazeres domésticos” (veja vídeo abaixo), mesmos comportamentos que Chico apresentou no município de Corrente.

Publicidade
Macaco visto 'lavando louça' e 'afiando faca' em Aroazes é capturado — Foto: Divulgação
Macaco visto ‘lavando louça’ e ‘afiando faca’ em Aroazes é capturado — Foto: Divulgação

Ao g1, o veterinário Alexandre Clarck explicou como o procedimento é feito. “É simples, pega o aparelho – que é um leitor de microchip -, retém o animal e passa o aparelho nas costas dele, onde foi introduzido o microchip entre as escápulas. Aí o leitor vai identificar a numeração do microchip. Agora é só comparar com o número que está com o IBAMA para identificar ele, ver se realmente é o Chico”, afirmou.

A confirmação da “identidade” do macaco será feita pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). Não há previsão de quando o resultado será divulgado.

Macaco reconhece uniforme da Secretaria de Meio Ambiente

A dona da casa Cristiane Braz relatou que o macaco chegou a ser capturado na última semana [vídeo acima], mas conseguiu escapar quando seria entregue aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Aroazes.

“Ele parece que reconhece o uniforme, o colete verde que o pessoal da secretaria usa. Assim que viu eles chegando, ele ficou muito agitado e fugiu”, contou a moradora Geovânia.

Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Aroazes acreditam que ele seja mesmo o macaco Chico, por conta do comportamento semelhante, muito dócil, e pela região onde ele surgiu, a mesma onde Chico foi solto.

Publicidade

Destino do animal

Por enquanto, o destino do macaquinho ainda é incerto. Se for um novo indivíduo, ele pode passar pelo processo de reabilitação para retorno à natureza. Se for constatado que é o mesmo animal já capturado uma vez, os biólogos terão que avaliar os procedimentos a serem adotados.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS