Connect with us

GERAL

No Piauí, bloqueio de celular por operadora só no fim do ano

Publicado

em

Um dos itens mais roubados hoje certamente são os aparelhos celulares. Presentes intensamente na vida das pessoas, são muitas vezes objetos caros e com uma comercialização relativamente fácil ao serem extraviados por bandidos. Agora a Anatel- Agência Nacional de Telecomunicações- quer dificultar um pouco a vida dos meliantes e obrigou as operadoras a realizar o bloqueio das linhas informando apenas o Imei – uma espécie de chassi dos aparelhos- apenas informando o número da linha. No entanto, no Piauí a medida só deve entrar em vigor no fim do ano.

A decisão entrou em vigor na última terça-feira e para realizar o bloqueio, o usuário deverá registrar uma ocorrência na delegacia e entrar em contato com a operadora, informando apenas o número do telefone. Antes era necessário informar Imei, que pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, ou digitando o código *#06#.

Como em alguns estados as operadoras ainda não têm acesso à esse tipo de configuração, o serviço está sendo adaptado aos poucos em todo o país. A solicitação já pode ser feita nos estados da Bahia, Ceará e Espírito Santo, onde já há acesso ao sistema. Em breve, o mesmo poderá ser feito em Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como por meio da Polícia Federal.

O delegado geral da Polícia Civil no Piauí, James Guerra, explica que o serviço vai afetar diretamente o mercado de telefones roubados, deixando os aparelhos menos atrativos para os extravios. No entanto, ele alega que a previsão é que somente no fim deste ano o serviço poderá ser acessado no estado.

Golpe ao mercado negro
Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que a medida vai beneficiar também às empresas que comercializam os produtos. “Estamos adotando duas formas de combate a roubos e furtos. A primeira, bastando apresentar às operadoras ou delegacias o número do celular, em vez dos 15 números do identificador, para bloqueá-lo. A segunda, ao obrigarmos que transportadores e lojistas incluam, na nota fiscal, esse identificador. Isso possibilitará a identificação dos aparelhos em caso de roubo de cargas ou em lojas varejistas”, disse.

Publicidade

Além disso, para evitar que as pessoas adquiram celulares roubados, foi disponibilizada, na internet, uma página na qual é possível saber se os identificadores Imei estão bloqueados. A consulta pode ser feita pelo site www.consultaaparelhoimpedido.com.br.

Para os que perderam e conseguiram localizar o aparelho é possível ainda reativar o código entrando em contato com a operadora.

Diego Iglesias [Com informações da Agência Brasil]

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS