Connect with us

GERAL

Rios Longá e Marathaoan ultrapassam cota de inundação e famílias ficam ilhadas

Publicado

em

Os rios Longá e Marathaoan, em Barras e Esperantina, respectivamente, ultrapassaram a cota de inundação, segundo o boletim divulgado pelo Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba neste domingo (9/4). Famílias estão ilhadas devido ao aumento no nível dos rios. 

De acordo com o boletim, a previsão é que o nível do rio Marathaoan alcance 4,59 metros até as 13h45 de hoje. O início da inundação neste rio é a partir dos 4,20 metros. Já o nível do rio Longá deve chegar a 8,82 metros até as 13h45 deste domingo. A cota de inundação do Longá iniciou aos 7,40 metros. 

Famílias ilhadas ou desabrigadas

A Prefeitura de Esperantina ainda não tem o número exato de famílias que estão sendo retiradas de suas casas com o aumento do rio. Nas últimas horas, segundo a assessoria informou ao Cidadeverde.com, foram retiradas seis famílias de suas residências. 

“Já tinham sido retiradas 19, com mais essas seis o número chega a 25. Mas, a nossa expectativa é que esse número chegue a 30 até o meio-dia. A toda hora está chegando alguém falando que tem alguma família ilhada”, destacou a assessoria à reportagem. 

Publicidade

Os bairros mais atingidos em Esperantina são: Nova Esperança, Pedreira, Batista de Amorim e o Centro. 

Já em Barras, de acordo com um levantamento da Defesa Civil do Município, mais de 10 famílias estão ilhadas devido ao aumento no nível do rio na cidade. De acordo com Lúcio Carvalho, técnico da Defesa Civil do Município, as famílias não querem sair das suas casas. 

Decretos

Conforme divulgado pela Defesa Civil Estadual, sete cidades piauienses já decretaram estado de emergência e de calamidade em decorrência das fortes chuvas: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II. 

Segundo o órgão, as áreas mais atingidas pelas chuvas estão na região norte do Estado, especialmente a área da Bacia do Longá, que envolve os rios Marathaoan, Longá, Piracuruca, além de córregos e riachos dessas sete cidades.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS