Connect with us

DESTAQUES

Eleições 2024: Saiba quem são os pré-candidatos das maiores cidades do Piauí

Publicado

em

Falta menos de um ano para as eleições de 2024. Nesse sentido, as movimentações políticas já começam a definir os cenários de alguns municípios piauienses. Por essa razão, o MeioNorte.com realizou um levantamento dos principais nomes nos 10 maiores colégios eleitorais do estado.

Em José de Freitas, décimo maior colégio eleitoral do Piauí, a disputa está aberta. O atual prefeito Roger Linhares, do PP, já em seu segundo mandato, não pode ser candidato. O atual vice-prefeito Antônio Abreu e o presidente estadual do PT, João de Deus são os nomes colocados, até o momento. Ambos buscam o apoio do governador Rafael Fonteles.

Já em Altos, a situação é diferente. O atual prefeito Maxwell da Marinha, filiado ao MDB, deve disputar a reeleição. O opositor deve ser o deputado estadual Warton Lacerda, do PT. Warton é marido da ex-prefeita Patrícia Leal e conta com o apoio da base do governo.

Em Campo Maior, o atual prefeito Joãozinho Félix busca confirmar seu nome como candidato a reeleição. O principal adversário cotado pelo grupo de oposição é o do ex-prefeito Paulo Martins (PT). 

Em União para enfrentar Gustavo Medeiros (União Brasil), o nome sondado é o de Neerias Cavalcante, que já concorreu no pleito majoritário de 2020. Outra possibilidade apontada é da atual vice, Orcivane Coelho, que apoiou Rafael Fonteles no ano passado. Zé Barros (PT) está inelegível. 

Publicidade

Em Barras a situação segue indefinida com o prefeito Capote tendo problemas com a justiça eleitoral. No entanto, ele garante ser candidato a reeleição, contra o ex-prefeito Carlos Monte. Ambos apoiam o Karnak.

Já em Floriano, os prinicipais pré-candidatos são Antônio Reis, atual prefeito, e Marcos Kalume, do PT. Piripiri teve novos desdobramentos nos últimos dias. Por lá, a prefeita Jôve Oliveira, do PT, será candidatada a reeleição, mas terá como opositor o ex-prefeito Luiz Menezes, que já tem filiação confirmada no PSD, partido da base do governo.

Em Picos a disputa é entre o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e o deputado estadual licenciado, Pablo Santos, do MDB.

O MeioNorte.com fez um levantamento apontando também os nomes já anunciados como pré-candidatos a Prefeitura de Teresina, capital do Piauí.

1- Iniciamos com a manutenção do nome do atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), candidato natural a reeleição. Questionado já por diversas vezes se existia a chance de abrir mão da disputa, Pessoa já demonstrou que não pensa em deixar de lançar seu nome para avaliação dos eleitores da capital.

Publicidade

2- Por falar em gestão, base e situação, o segundo nome é um dos vários já lançados pelo conjunto de partidos que fazem parte da base de apoio do governador Rafael Fonteles. O deputado estadual Fábio Novo, no entanto, mantém a predileção do chefe do executivo estadual e conseguiu ser oficializado como pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores. Novo foi candidato em 2020 e deve ser o nome do PT em 2024.

3- Seguindo nessa sequência, o terceiro nome já colocado como pré-candidato vem do MDB, partido do vice-governador, Themístocles Filho. O diretor do Hospital Universitário de Teresina, cardiologista Paulo Márcio não esconde o desejo de ser prefeito de Teresina. O médico, inclusive, está animado com pesquisas em que registra um crescimento expressivo.

4- E por falar em MDB e Themístocles, o próximo nome é do PSD. Nada mais, nada menos que o filho do vice-governador, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio que segue apostando em uma candidatura própria, apesar de enfrentar resistências dentro do próprio partido.

5- Outro problema a ser resolvido ainda dentro da base, talvez o menor deles, é a pré-candidatura de Teresa Brito, pelo PV. Acontece que a ex-deputada segue com o nome posto, mas já pesa contra sí a união dos outros dois partidos da federação que faz parte. PT e PCdoB já comungam que Fábio Novo é o nome. Teresa, no entanto, já cogita sair da sigla para conseguir disputar a Prefeitura.

6- Por outro lado da oposição, começamos com o ex-prefeito de Teresina, Dr. Sílvio Mendes (União Brasil). Sílvio tem liderado as últimas pesquisas de intenção de votos e tem certo favoritismo dentro de seu grupo político, apesar de ainda não se movimentar tanto quanto os demais.

Publicidade

7-8- Já no PSDB, a disputa segue ainda mais intensa. Isso porque dois nomes são apontados como pré-candidatos da sigla. O próprio presidente da legenda, ex-deputado Luciano Nunes, e o ex-senador João Vicente Claudino. O partido anunciou, recentemente, um rompimento com o grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira, alegando quebra de acordo sobre a escolha do nome para a disputa.

9- A advogada e ex-candidata ao governo do Piauí, Ravenna Castro revelou, por meio de seu perfil em uma rede social, que aceitou convite do seu partido, o PMN para disputar as eleições de 2024 como candidata a Prefeitura de Teresina.

10- O professor e economista, Tonny Kerley, de 34 anos é mais um nome disponível. O jovem, que já foi eleito um dos maiores pesquisadores do mundo na área de gestão da produção e operações, é a aposta do partido Novo para a disputa pelo Palácio da Cidade.

11- Pelo Podemos, Henri Fonseca é o nome. Ele tem 45 anos e é natural de São Paulo, mas mora em Teresina há cerca de 14 anos, onde vive desde então. O pré-candidato vai disputar sua primeira eleição e é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista. 

Também foi realizado um levantamento na cidade de Parnaíba. O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) lidera as intenções de voto para prefeito de Parnaíba em todos os cenários, revela pesquisa do Instituto Datamax realizada no período de 12 a 14 de novembro, contratada pelo Grupo Meio Norte. Em um cenário com todos os nomes que aparecem como possíveis candidatos, Dr. Hélio tem 35,01% das intenções de voto; Zé Hamilton, 13,43%; Hilder Monção, 12,47%; Zé Filho, 8,87%; e Gil Borges, 7,43%. Valdeci Cavalcante vem em seguida, com 4,08%; André Neves com 2,88%; Tererê com 2,64%; Ricardo Veras com 1,92%; e Francisco Emanuel de Brito com 0,24%. 8,15% não souberam ou não quiseram responder, enquanto 2,88% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

Publicidade

Em outro cenário, Dr. Hélio aparece com 40,29% das intenções de voto, seguido por Zé Hamilton, com 21,10%; Zé Filho, com 13,19%; e Gil Borges com 11,99%. Não souberam ou não quiseram responder, 7,91% dos entrevistados, enquanto 5,52% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco. 

Concorrendo apenas com Gil Borges, Dr. Hélio aparece com 53,72%, contra 17,27% do outro candidato. Nesse cenário, 18,11% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder e 10,31% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco. 

Em outro cenário, tendo em disputa Dr. Hélio e Valdeci Cavalcante, o deputado teria 59,23% dos votos se a eleição fosse hoje, enquanto 8,39% escolheram Valdeci. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 21,58% dos entrevistados, enquanto 10,79% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

Disputando apenas contra Francisco Emanuel de Brito, Dr. Hélio venceria com 62,59%, enquanto Emanuel aparece com 4,32%. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 21,34% dos entrevistados, enquanto 11,75% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

O Datamax também testou cenários sem Dr. Hélio.  Hilder Monção aparece com 24,22%, Zé Hamilton com 22,78%, Gil Borges (20,38%) e Zé Filho (15,35%). Não souberam ou não quiseram responder 11,75% dos entrevistados, enquanto 5,52% disseram que anulariam ou votariam em branco.

Publicidade

O Instituto Datamax ouviu 417 eleitores acima de 16 anos de idade, de 12 a 14 de novembro, em vários bairros de Parnaíba e localidades da zona rural do município. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação. A margem de erro é de 4,79%, com índice de confiança de 95%.

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS