Connect with us

Francisco Macêdo

Palestra trabalha assuntos relacionados ao autismo em Francisco Macedo

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 23 de abril, a Prefeitura de Francisco Macedo, por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu o I Encontro de Aspectro Autista. O evento aconteceu no auditório Francisco das Chagas Alencar.

Com a participação de pais e responsáveis, o momento teve o objetivo de abordar assuntos relacionados ao autismo, trazendo a temática “Desmistificando o processo de diagnóstico: compreendendo o caminho para o reconhecimento do autismo”.

A palestra central foi dada pela psicopedagoga Leonarda Macedo, que, inicialmente, explicou a real definição para o que é o autismo. Além disso, a profissional interagiu com o público-alvo, com perguntas e respostas a fim de sanar as dúvidas da população.

Leonarda Macedo

Com isso, os pais e mães atípicos puderam trazer relatos de experiências pessoais que tiveram com os filhos durante a fase de identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, as práticas que executam no dia a dia para lhe dar com a situação.

A psicopedagoga, Leonarda Macedo, explicou os assuntos abordados durante o encontro.

“Aqui nós aprendemos o que é o autismo, a importância do diagnóstico precoce, sinais e sintomas do espectro, processo do diagnóstico, desafios e mitos, o papel da família em relação ao diagnóstico e o processo de inclusão dessas crianças também no social e no meio escolar. As pessoas que participaram estiveram atentas e foram participativas, tenho certeza que semeamos uma boa semente, ele já estavam orientados e acredito que a prática será bem aprimorada”, ressaltou.

O advogado Guilherme, que presta serviço de assessoria jurídica para a Câmara de Francisco Macedo, detalhou a participação dele no evento.

“Já trabalho há um certo tempo com benefícios previdenciários e hoje diante dessa palestra importante sobre o autismo, eu trouxe algumas informações a respeito dos direitos do autista, principalmente na questão do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Falamos sobre o perfil de pessoas que se enquadram nesse benefício e a manutenção após concessão. Então, nós buscamos durante essa palestra repassar o máximo de informações necessárias para a população, para que as pessoas portadoras de autismo tenham um tratamento mais digno e desfrute do benefício”, explicou.

Também prestigiaram o evento a secretária de Educação, Reneuda Maria; a coordenadora da Atenção Básica, Everalda Araújo; as assistentes sociais Sara Leal e Jéssica Guiomar; demais profissionais e a população.

Ao final, foi servido um delicioso coffee-break para todos os presentes.

Veja mais imagens;

Facebook

MAIS ACESSADAS