Connect with us

Francisco Santos

Escola Santa Filomena realiza 3º Arraiá da Filó em Francisco Santos e retrata a cultura nordestina; fotos

Publicado

em

A Escola Municipal Santa Filomena, em Francisco Santos, realizou na noite desta quarta-feira, 26, o 3º Arraiá da Filó, Sacudindo Gerações. O evento que conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, enfatiza as práticas pedagógicas e culturais da unidade de ensino.

A solenidade iniciou com a convocação das autoridades para a mesa de honra. No dispositivo estiveram presentes o prefeito Édson Carvalho; a secretária de Educação, Tássia Gisele e esposo, Tales; a secretária de Saúde, Ana Vilma; a secretária de Esporte, Edimary Lima; a secretária de Agricultura, Larisse Ariadina; a secretária adjunta da Secretaria de Educação, Rosa Maura; o pré-candidato a vice-prefeito, Eroley Rodrigues; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Ilka Maria, dentre outras autoridades e docentes da escola. Além destes, foram mencionados o advogado Higor que é representante da comunidade e esposo da diretora da escola, Denise Barros.

Desfiles, representação da flora nordestina, danças regionais, forró, peça teatral, quadrilhas, entre outras atrações marcaram a noite em Francisco Santos que reuniu grande público.

O prefeito Édson Carvalho elogiou o trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação e da escola. O gestor reafirmou que as celebrações culturais devem acontecer sempre e terão apoio da gestão.

“Estamos no mês de São João. É tradicional e sempre houve essas festas. É muito bom para o município. Quero parabenizar todas as escolas, a organização, a secretária, a diretora da escola, os alunos, os professores. É uma linda festa de São João em nosso município”, destcou o prefeito.

A secretária de Educação, Tássia Gisele, destacou que as celebrações estão acontecendo e prosseguem até o dia 11 de julho. A gestora da pasta elogiou toda equipe da unidade de ensino Santa Filomena.

Prefeito Édson com aluna da escola e a secretária de Educação Tássia Gisele

“Muito linda essa festa. Comemorar o São João sempre é muito bom porque traz alegria e assim nós revivemos e valorizamos nossa cultura. As escolas de Francisco Santos estão de parabéns pelas belíssimas apresentações, e desde já, parabéns para a escola Santa Filomena que encantou com lindas apresentações e deixou a noite ainda mais bela”, destacou Tássia.

A diretora da escola, Denise Barros, agradeceu a gestão municipal do prefeito Édson Carvalho por todo apoio, destacou o empenho da Secretaria de Educação e de todos os docentes e alunos da escola.

Publicidade

“Nossa escola é toda alegria e se sente satisfeita pelo trabalho, pelo envolvimento e participação de cada um de vocês, onde juntos formamos um todo: alunos, professores, equipes gestoras, equipe de apoio, pais, familiares e amigos que vieram abrilhantar esse nosso Arraiá. Nosso carinho, nossos aplausos e nossa estima. Grata a todos”, concluiu a diretora agradecendo a todos que estiveram envolvidos.

Apresentações

O 3º Arraiá foi aberto com a declamação de um poema pelo aluno Willian e a música Saga de um Vaqueiro, seguido da apresentação Explode Coração pela equipe de funcionários se despedindo.

Alunos do 9° A (manhã), 9º B (Manhã) e 9º C (Tarde) desfilaram com As Rainhas e os Reis Caipiras. O momento foi conduzido pelas professoras Nívea Vanessa, Lany Castro e Socorrinha.

A rainha Cariele e o Rei David Lucas, alunos do 9º A, representaram a Flor do Mamulengo.

A Flor Girassol do Sertão foi representada pelos alunos do 9º ano B: rainha Emanuela e rei Lamartine.

Flor de Mandacaru que é muito citada na música de Luíz Gonzaga, o saudoso Rei do Baião, foi apresentada pela coreografia da rainha Liz Ariele e do rei Nael José, alunos do 9º ano C.

Publicidade

A terceira apresentação foi marcada pelo desfile das turmas das professoras Tia Geiane, Tia Laura (manhã) e Tia Marisa (tarde). As professoras apresentaram ao público a Turminha da Alegria formada pelas crianças Kayla Melissa, Clara Jennifer, Jean Carlos e Flávio Ryan. Ambos receberam com vibração o aluno Erik Miguel com a professora Marisa.  

O quarto grupo apresentou as danças brasileiras que são genuínas expressões da nossa cultura, e que, através de ritmos e movimentos, contam parte da história do país e de suas respectivas regiões. A dança regional junina ficou a cargo das professoras Joylene, Verinha, Tatiana, Poperlândia, Lígia, Gabriella e Socorrinha.

Agronejo

O Agronejo foi encenado representando a expressão cultural que nasceu das raízes do campo e floresceu nos corações dos brasileiros de Norte a Sul, unindo elementos tradicionais a influências do funk e do trap pelos alunos do 6º C, 8º D e 9º C.

O Brega pop foi interpretado pelos alunos do 6º C, 7º A e 7º B. Apesar de não ter uma origem definida, estudiosos apontam o surgimento do estilo nas décadas de 40 ou 50. A música “Voando para o Pará”, é uma verdadeira celebração da cultura paraense e uma declaração de amor, ao estado do Pará, no Norte do Brasil.

Dança Bugio

Os alunos do 6º A e B, 7º A e B, deram show de talento ao apresentar o Bugio, dança típica do Rio Grande do Sul, com origens no fim do século XIX. Atualmente o bugio é uma dança de salão e deu origem a grandes festivais em algumas cidades do Sul do Brasil.

Forró

Publicidade

Um dos gêneros musicais mais tradicionais e emblemáticos dos festejos juninos é o forró que tem suas raízes no Nordeste do Brasil e muitos o reconhecem como patrimônio cultural imaterial do país. O Centro-Oeste também aderiu a este estilo musical nas suas festas juninas. No arraiá da Santa Filomena as músicas foram coreografadas por alunos do 7º A e 8º D.

A Quadrilha Nordestina mais amada por todos os brasileiros – especialmente os nordestinos – é realizada por dança que une pares vestidos com roupas típicas de forma colorida e caipira, com movimentos e passos definidos, tendo o forró e o baião em destaque como estilos musicais. Essa foi representada por alunos dos 6º, 7º, 8º D e 9º C.

O desenho foi evidenciado nos adornos do arraiá simbolizando a religião, dança, música, e outros elementos da cultura nordestina, produzidos pelos alunos Telisboa José (9º ano), Nataly Kelly (9º ano) e Raí Alison (9º ano).

A arte em toda parte. No Arraiá da Filó, Sacudindo Gerações, o teatro deixou o público fascinado. A peça teatral CHIQUINHA DAS CABRITAS II: O RETORNO DA VEACA AO SERTÃO, de responsabilidade dos professores Juliano, Samuel, Diego e Letícia, destacou o cotidiano interiorano e como muitas pessoas agem no dia a dia. A cultura religiosa, dentre outros costumes foram destaques e retrataram como os casamentos aconteciam no século passado.

Alunos do 8º e 9º ano com participação especial de alunos do 7ª ano dançaram a quadrilha de encerramento do 3º Arraiá da Filó, sob responsabilidade dos professores Dení, Hernandes, Vanessa Marilia, Raquel, Raiane e Cleone. De origem europeia, a quadrilha como é conhecida atualmente, recebeu ao longo do tempo influências de ritmos nordestinos, indígenas e africanos.

No dia 11 de julho a Escola José Ramos vai promover o Arraiá Nosso Encanto do Sertão com a Julina Girassol. O evento está marcado para inicar às 18h, na Quadra Poliesportiva Biquinha Santana, no povoado Boa Viagem (KM 87).

Veja fotos do Arraiá da Escola Santa Filomena

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS