Connect with us

GERAL

Fundação Banco do Brasil seleciona entidades no Piauí; veja mais

Publicado

em

Para promover a cidadania, a organização comunitária, o bom funcionamento dos serviços públicos e a preservação dos espaços de uso comum em conjuntos habitacionais populares, a Fundação Banco do Brasil está selecionando entidades interessadas em reaplicar tecnologias sociais para moradores de empreendimentos do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU). O edital está com inscrições abertas até 27 de outubro.

O Piauí é um dos estados que vai ser contemplado com a reaplicação de projetos ou metodologias de promoção do desenvolvimento social previstos pelo edital. Cinco tecnologias sociais estão pré-definidas no credenciamento: “Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária”; “Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume”; “Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana – Revolução dos Baldinhos”; “Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano”; “Rede Criar – Joias Sustentáveis na Ilha das Flores”. Todas foram certificadas pela Fundação BB e estão no acervo do Banco de Tecnologias Sociais.

O objetivo da reaplicação das tecnologias sociais é trabalhar diversos aspectos entre os moradores atendidos pelo programa habitacional: mobilização comunitária em torno dos problemas locais para criar e fortalecer laços comunitários e interlocução com o poder público; educação financeira; conscientização para a gestão correta de resíduos sólidos (compostagem e reciclagem de embalagem plástica para a criação de bijuterias) com geração de renda; implantação de bibliotecas comunitárias para democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura, além de fortalecer os saberes locais; produção agroecológica com o propósito de trazer segurança alimentar.

Além do Piauí, a execução das propostas ocorrerá também em outros 21 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Entidades sediadas em estados onde não haverá empreendimentos também podem se inscrever para aplicar as tecnologias nas unidades da federação participantes.

Entre as responsabilidades previstas para as futuras contratadas estão: implantar as tecnologias sociais nos empreendimentos por meio de atividades de capacitação, planejamento, monitoramento, avaliação e publicação das ações desenvolvidas; acompanhar as atividades e visitas técnicas das instituições idealizadoras das tecnologias sociais nos empreendimentos; elaborar, processar e sistematizar dados obtidos durante a execução do projeto; estabelecer um canal de diálogo com os moradores.

Publicidade

Os serviços prestados vão incluir ações como mobilização e recenseamento das famílias atendidas no PNHU e capacitação dos moradores em educação financeira.

As organizações interessadas devem entregar pessoalmente ou enviar os documentos até às 18h do dia 27 de outubro. O envelope deve ser endereçado para a Comissão de Credenciamento da Fundação Banco do Brasil, no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Bloco A, Edifício Number One, 10º andar, Brasília (DF), CEP 70.711-900.

Para mais informações sobre o edital, clique AQUI.

Fonte: BB
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS