Connect with us

DESTAQUES

Adutora Piaus deixa de abastecer municípios por falta de energia elétrica, afirma superintendente da Agespisa

Publicado

em

A falta de energia e também a falta de água é um problema que atinge a população usuária das águas da Adutora Piaus. No entanto, muitas dúvidas acometeram as pessoas acerca do problema de falta d`água nos municípios de Pio IX, Fronteiras, São Julião e povoado Mandacaru e também a cidade de Campo Grande, abastecidos pela adutora.

Na manhã da última quarta-feira, 17, moradores da cidade de Pio IX denunciaram no Ministério Público a companhia de Águas e Esgotos do Piauí S/A (AGESPISA) por causa das constantes faltas d´água.

De acordo com a moradora e representante da Sociedade Civil Organizada, Alcizete Alencar, houve uma denúncia feita há aproximadamente três meses, pelo vereador da cidade de Pio IX, Fanuel Adauto, denunciando o problema.

Recentemente, os moradores e usuários do abastecimento da Adutora Piaus, ficaram cerca de nove dias sem água. Insatisfeitos com as constantes faltas d`água, os moradores levaram ao conhecimento do promotor Eduardo Palácio que atendeu os denunciantes e recebeu também um abaixo assinado com diversas assinaturas.

“Levamos o caso ao conhecimento do promotor. O mesmo ouviu todos os denunciantes e recebeu um abaixo assinado afirmando ter conhecimento do problema e que necessitava de um prazo para averiguar a veracidade dos fatos” disse Alcizete.

Publicidade

Procurado pela reportagem do Cidadesnanet.com, o diretor regional da Agespisa, Sérgio Alves, afirmou que houve uma reunião com toda a equipe juntamente com moradores usuários do abastecimento, no final da tarde de quarta-feira, 17, na Estação de Tratamento de Água na cidade de São Julião, com o objetivo de elucidar os motivos do problema que estão acometendo a população.

“Estamos devidamente regularizados. Foi realizado um estudo pela Agência Nacional de Água (ANA) onde foi constatado que mesmo com o volume de água em 13,7 % do total da capacidade, a barragem Maria Zeneide (Piaus) dispõe de abastecimento por até dois anos” disse.

Durante a reunião ocorrida ao final da tarde de quarta-feira, o superintendente da Agespisa, Jesiel Cruz, explicou a todos os moradores participantes da reunião que houve debate com todos os operadores que compõem a equipe com objetivo de esclarecer dúvidas, identificar e sanar o problema afim de evitar constrangimentos.

“O principal problema identificado até este momento, chama-se falta de energia elétrica” explicou o superintendente.

“Podemos comprovar com o que houve recentemente. Só da semana passada pra cá, tivemos quatro dias completos sem energia. Um dos grandes problemas é que, a Eletrobrás a gente reclama hoje por uma canela caída e ela passa vinte e quatro horas para vir atender”

Publicidade

“Fizemos manutenção e ajustamos nossos equipamentos. Todos os nossos equipamentos estão ajustados e funcionando normalmente”

Ainda de acordo com diretor regional, Sérgio Alves, a companhia está regularizada e dispõe de equipe de plantão para atender qualquer solicitação e afirma que o problema não está relacionado com a companhia de Águas e Esgotos. Sérgio afirmou que o motivo da falta d´água está relacionado à falta de energia resultando em constrangimento e insatisfação aos consumidores.

“Temos equipe para atender as comunidades e também material e equipamento reserva. Estamos à disposição para qualquer coisa que precisarem” afirmou Sérgio Alves.

“Quando falta energia por tempo prolongado influi no abastecimento de água porque deixa de gerar os motores e as cidades ficam sem abastecimento. Nesse caso quando faltar energia é necessário que a Eletrobrás seja acionada imediatamente e a mesma venha sanar o problema. Se demorar muito para a Eltrobrás atender, vai faltar água” explicou o diretor regional da Agespisa.

-Matéria Relacionada: Diretor da Agespisa explica motivos de falta d`água fornecida pela Adutora de Piaus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS