Connect with us

DESTAQUES

Após 12 dias, incêndio é controlado por equipes na região da BR-020 em Pio IX

Publicado

em

Pelo décimo terceiro dia de queimadas na região da BR-020, pertencente ao município de Pio IX, no sudeste piauiense, várias pessoas entre voluntários, policiais militares, membros da empresa Wobben Windpower, equipes do Corpo de Bombeiros, secretários municipal através da administração da prefeita Regina Coeli, estiveram incansavelmente com viaturas, maquinários, carros – pipa em luta com objetivo de combater o fogo que se alastrava pela vegetação, onde em muitos momentos chegou a ameaçar residências.

Na manhã desta sexta – feira (23), toda a equipe empenhada conseguiu combater os focos de incêndio. A área atingida, de acordo com a coordenação municipal de Defesa Civil compreende uma região onde estão próximos vários assentamentos e equivale a 7.339 (sete mil, trezentos e trinta e nove) hectares.

A reportagem do portal Cidades Na Net esteve no local, percorrendo a PI – 178 que liga a rodovia BR-020 à sede do município, durante toda tarde desta quinta-feira (22), em diversos lugares onde foram feitos os contra-fogos – medida utilizada para deter o fogo. Na ocasião o comandante do Grupamento de Polícia Militar de Pio IX, sargento Hildomar, esteve na coordenação das equipes juntamente com o secretário de Desenvolvimento Rural e coordenador municipal da Defesa Civil, Clairton Alencar e o secretário de Obras, Gilson Alencar, traçando estratégias e medidas de combate.

Contra-fogo como medida de combate a incêndio na mata

Equipe traçando estratégias de combate ao incêndio

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar, apontou algumas medidas que estavam sendo tomadas para o combate ao incêndio como a captação de imagens aéreas na forma de maior conhecimento da área devido a mata ser fechada e de difícil acesso.

“Fizemos muitos contra-fogos que são aberturas na mata com tratores. Essa medida serve como acesso aos carros – pipa para o fogo não se alastrar e quando o fogo vem chegando nos “aceros”, jogamos água e vamos eliminando os focos. Através de drone captamos imagens aéreas para detectarmos com mais precisão o local do fogo porque nortear-se apenas com a fumaça não é uma medida segura e assim pode ocorrer perda de tempo e deixar de atuar com mais precisão. Com as imagens aéreas tivemos mais facilidades de chegar aos locais com exatidão. Ressalto aqui que graças ao empenho e trabalho da Prefeitura Municipal através da prefeita Regina Coeli que adquiriu o drone e disponibilizou carros do PAC, o trator carregadeira, para combatermos com apoio da equipe que está bastante empenhada, por meio do sargento Hildomar que desde o primeiro dia vestiu a camisa e nos apoiou, assim como dos funcionários da empresa Wobben Windpower, dos prefeitos das cidades vizinhas como Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Fronteiras, entre outros que apoiaram de forma direta e indireta”, ressaltou Clairton.

Coordenando a operação, o sargento Hildomar, destacou que em muitos momentos se sentiram ameaçados por conta da gravidade e violência das chamas, mas graças ao empenho da equipe conseguiram reverter a situação.

Publicidade

“Conseguimos controlar o incêndio aqui ao lado esquerdo da PI-178 sentido Pio IX à BR-020. Fizemos  vários contra-fogos rodeando até às margens da BR-020 próximo a comunidade Baixa do Poço. Tivemos ontem 21, um fogo bem mais agressivo e até certo momento nos sentimos muitos ameaçados […] foi graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros por meio do tenente Hamylton Lemos e toda usa equipe que nos deu grande apoio com informações e muitas orientações de como tomar as medidas certas. Tivemos muito apoio também dos carros-pipa das cidades vizinhas, apoio da Prefeitura Municipal de Pio IX que forneceu carros, maquinários, bem como o funcionários que trabalham na fazenda Capiza, dos secretários Clairton e Gilson que estão enfrentando incessantemente os focos de incêndio […] através do intenso trabalho durante a noite conseguimos combater o fogo”, disse.

Na manhã desta sexta-feira, a redação do Cidades Na Net recebeu a informação que o incêndio foi controlado pelas equipes. Por telefone em contato com a reportagem, por volta das 11h50, o sargento Hildomar, disse que o fogo foi controlado na manhã desta sexta-feira (23) por volta da 06h. Hildomar acrescentou que as equipes permanecerão na área por pelo menos 24h monitorando através de imagens aéreas com auxílio de um drone, no intuito de detectar o surgimento de algum foco por conta do período quente.

“Por volta das 06h de hoje, sexta-feira, apagamos o último foco de incêndio. Estamos com drone aqui monitorando, através de imagens aéreas, e ficaremos na área por pelo menos 24h, para localizarmos com precisão caso venha aparecer algum sinal de fumaça porque a área é muito grande e tem que ser toda monitorada. O drone vai ficar o dia todo até o início da noite para o monitoramento e qualquer alteração estarmos pronto para combater […] não está aparecendo fumaça em lugar nenhum dentro do raio da área atingida e até o momento temos certeza que não foi visto nenhum sinal de fumaça. O céu e as nuvens estão limpos e ninguém está vendo mais fumaça pelos ares e aquele nevoeiro de fumaça está se dispersando”, disse o comandante do GPM  de Pio IX.

Equipes de combate ao incêndio/ Fotos: Valdo Silva

-VEJA MAIS FOTOS:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS