Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereadores aprovam projeto e discutem melhorias para o município

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou sessão ordinária no último sábado (14) e aprovou o segundo projeto de lei autorizando o Poder Executivo a comprar um novo lote de terreno para a construção do ginásio poliesportivo.

O município já havia comprado um terreno com tamanho de 40×50 metros, no entanto, uma medição feita constatou que o tamanho era insuficiente. O prefeito Agenilson Dias elaborou outro projeto para aquisição de um novo lote, com 25×40 metros, no valor de 12 mil reais.

Na mensagem, o prefeito solicitou que a matéria fosse aprovada em regime de urgência, tendo em vista o imediato início das obras. Segundo justificou o prefeito, o município já recebeu a primeira parcela do recurso conveniado. O plenário acatou o pedido e votou a matéria, aprovando por unanimidade.

DSC_0076

No segundo expediente, oito vereadores se pronunciaram sobre diversos assuntos. Veja o resumo:

O vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), foi o primeiro a se pronunciar na tribuna. Ele iniciou agradecendo a Deus pela chegada do inverno, o que segundo o mesmo, alivia o sofrimento e traz alegria ao homem do campo. “A gente fica feliz em ver as pessoas do campo já colhendo o feijão, a melancia. Os criadores com água para os animais”, disse.

Publicidade

DSC_0025

O parlamentar trouxe, ainda, a notícia que a Prefeitura Municipal concluiu o processo licitatório e contratou a empresa vencedora para a aquisição de dois novos veículos. Segundo o vereador, os carros que serão adquiridos é lançamento da Volkswagen, modelo Up, motor 1.0, quatro portas, equipado com ar condicionado, air bag e outros intens. “Apenas uma empresa concorreu a licitação e os veículos deverão chegar ao município nos próximos dias e irão ajudar na prestação dos serviços aos munícipes”, disse. Helinho, líder do prefeito na Câmara, concluiu agradecendo aos vereadores pelo apoio na aprovação ao projeto que autorizou o município a adquirir o terreno para a construção da quadra poliesportiva.

DSC_0068

O vereador Francisco Oséias (PTB) foi breve em seu pronunciamento. Ele apenas agradeceu ao apoio dos colegas parlamentares ao projeto de aquisição do terreno e destacou a importância do mesmo, tendo em vista que é a contrapartida do município na construção de uma nova quadra poliesportiva, cujas obras deverão ter início ainda este mês. Sobre a fonte do recurso para a aquisição do terreno, o Fundeb, o parlamentar salientou que a construção da quadra é um projeto do Ministério da Educação e a sua construção é vinculada a Escola Municipal Antônio Crisanto de Sousa.

DSC_0069

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PP), após agradecer a Deus pelas chuvas registradas no município, o parlamentar se dirigiu aos professores e lamentou que o projeto de lei que reajusta a remuneração dos profissionais em educação da rede municipal não pôde ser apresentado na sessão.

Em aparte, o vereador Helinho informou que estava previsto para entrar em pauta naquela sessão, mas por conta do não envio da mesmo pela assessoria jurídica, não foi possível. “A informação é que o projeto chegará a esta Casa durante a semana e a presidência se comprometeu em encaminhar as cópias para os vereadores analisarem e na próxima sessão já serão apresentados os pareceres das Comissões, possibilitando a votação do projeto”, disse.

Ao terminar seu pronunciamento, Tonhão informou que o governo municipal realizaria na tarde do sábado (14) uma reunião com os professores para explicar tudo sobre o projeto e convidou os vereadores a também participarem.

Publicidade

O vereador Saulino Reis (PSDB), que também é produtor rural, agradeceu pelas chuvas. Ele comparou o sofrimento do homem do campo nos anos anteriores, de seca, com a situação atual, com água e pasto para os animais. Em seu pronunciamento, o parlamentar também abordou o projeto da construção da quadra. Saulino criticou a falta de clareza nas informações do projeto técnico da quadra, obrigando assim o município a comprar mais terreno. Quanto ao recurso sair da Educação, disse não ver problema. “Grave é sair o recurso e o mesmo não ser aplicado, seja de onde for. Mas saindo e sendo aplicado corretamente, é importante, pois trará benefício à população”, pontuou.

O vereador Francisco João da Costa, o Chico de João Grande (PP), não se pronunciou.

Na bancada de oposição, o vereador Cornélio Edmundo foi o primeiro a se pronunciar. O parlamentar iniciou defendeu que seja mantido o diálogo entre os poderes e também falou sobre o projeto do reajuste salarial dos professores. “Espero que venha um projeto simples e fácil de se analisar para que a gente possa votar em regime de urgência”, disse, frisando que, caso o mesmo não seja favorável e tire algum direito dos professores, terá que ser analisado detalhadamente.

DSC_0084

Em outro momento, Cornélio se dirigiu indiretamente à bancada de situação e afirmou que não usa a tribuna somente para criticando o prefeito. “O certo é procurar desenvolver o trabalho. Criticar não é meu forte. Não adianta estar aqui criticando como adversário e amanhã o prefeito que apoio ser eleito e ver a mesma coisa acontecendo e a gente ter que ficar calado”, disse, em referência às críticas feitas ao ex-prefeito Silvio José, na legislatura passada. Segundo o parlamentar, muito do que foi cobrado na gestão passada, hoje se repete, citando poços quebrados e deficiências no transporte escolar.

DSC_0091

Wilson Vieira (PTB), líder da oposição na Câmara, parabenizou as mulheres pelo se dia, comemorado no último dia 8 de março. “Em especial as mais importantes em nossas vidas, mãe, esposa e irmã”, disse. O parlamentar reivindicou do governo municipal a realização de campanhas de conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção da dengue. Outra reivindicação foi com as praças públicas do município. “Temos um grande manancial de água em nosso município em estamos com as praças praticamente abandonadas, principalmente a praça Manoel Adão Ribeiro, em frente à Igreja, onde a infraestrutura de calçada está caindo, a praça tá se desmanchando”, disse.

Publicidade

O vereador Helinho, em aparte, informou que os projetos de reforma das praças são conveniados com o Estado e por isso estão paralisados, por conta da crise que enfrenta o Estado, somado ao início de uma nova gestão. “Mas o governador Welington Dias garantiu que as obras serão feitas. Vamos então aguardar passar o período de adaptação do governo”, disse.

Ao finalizar, Wilson afirmou que município é interesse de todos e lamentar que alguns, quando não tem interesse, vão embora da sessão, referindo se aos professores que estiveram presentes no início da sessão e saíram ao serem informados que o projeto do reajuste não seria apresentado. “O município é interesse de todos. Nós vereadores estamos com aqui para lutar pelo município”, disse, tecendo elogios às pessoas que sempre acompanham as sessões, principalmente os moradores do Umbuzeiro.

DSC_0096

O vereador Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho (SDD), elogiou as cobranças feitas pelos vereadores. O parlamentar disse que visitou algumas localidades durante a semana e constatou que as estradas estão necessitando de recuperação. “Existem alguns trechos que acabaram com as chuvas”, disse, cobrando o uso das máquinas para realizar os serviços. Na PI que liga a BR 407 ao povoado Cajueiro, Luizinho destacou o risco de acidentes por conta da areia espalhada pela chuva sobre o asfalto.

Em aparte, o vereador Saulino Reis disse que mandou retirar a areia por conta própria, mas voltou a chover e a areia invadiu a pista novamente. Ele disse que já conversou com o prefeito e ficou certo para realizar o serviço.

Helinho também aparteou e esclareceu que a obra não foi entregue e a responsabilidade da mesma é do Governo do Estado. “Não é uma demanda do município, mas o prefeito vai cobrar para que se resolva esse problema”, disse.

Publicidade

Luizinho lembrou que a obra foi inaugurada pelo então governador. Saulino respondeu que a inauguração foi da parte concluída na gestão de Wilson, e que o vice-governador Zé Filho, ao assumir, não continuou a obra. No debate, Luizinho orientou que o município cobre medidas do Governo do Estado, tendo em vista que a obra deve estar no período de garantia.

Ao finalizar, Luizinho cobrou atenção do Poder Executivo às suas correspondências. Segundo ele, desde 2014, raramente recebeu respostas.

DSC_0098

O presidente da mesa diretora da Casa, Adalberto Lopes (PP), elogiou a postura dos vereadores na sessão, cobrando e reivindicando melhorias para o município. Também lamentou a ausência dos professores na sessão. “No início da sessão tinha alguns professores na Casa, mas como não tínhamos o projeto em mãos para discutir a votar, foram embora”, disse. O parlamentar disse ter ouvido críticas da classe durante a semana, mas salientou que, mesmo a minoria menosprezando, os vereadores não serão contra a classe. Ao final, parabenizou aos presentes na sessão, que acompanharam os trabalhos legislativos e parabenizou as mulheres pela passagem do seu dia.

DSC_0074
DSC_0101

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS