Connect with us

Saúde

Idoso de 107 anos é vacinado em Teresina: ‘me sinto muito feliz’, diz cuidadora

Publicado

em

Firmino de Sousa Monteiro, de 107 anos, foi um dos primeiros idosos a ser vacinado contra a Covid-19 nesta terça-feira (9) em Teresina. Ele é o homem mais velho que recebeu a dose, até o momento, na capital piauiense. Na nova fase da campanha de vacinação estão sendo imunizados idosos com 90 anos ou mais.

Firmino recebeu a primeira dose do imunizante no ponto de drive-thru, na Zona Sul de Teresina, acompanhado de sua cuidadora, Juliana Rosa dos Santos. Ela contou que o aposentado não sabe o que é o coronavírus, mas entende a importância de manter os cuidados para evitar o contágio.

“Ele é lúcido e passamos muito tempo explicando sobre o que é o coronavírus, mas ele nunca entendeu. Porém, Firmino sabe que tem que se cuidar. Nós reforçamos os cuidados”, explicou.

O idoso reside no bairro Porto Alegre e está sob os cuidados de Juliana e dos pais dela. A cuidadora comemorou a vacinação de Firmino e disse ter ficado bastante emocionada quando recebeu a notícia de que o aposentado seria um dos primeiros a ser imunizado.

“Me sinto muito feliz. O Firmino faz parte da família. Dei graças a Deus quando me ligaram informando que ele seria um dos primeiros a tomar a vacina”, celebrou.

Publicidade

Nova fase

Vacinas estão sendo distribuídas em quatro pontos de drive-thru em Teresina — Foto: Laura Moura /G1

Vacinas estão sendo distribuídas em quatro pontos de drive-thru em Teresina — Foto: Laura Moura /G1

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os pontos estarão localizados em diferentes zonas da capital, das 9h às 17h (Confira a lista abaixo).

Para garantir a dose, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou cartão do SUS.

Os idosos acamados que estiverem cadastrados no programa Estratégia Saúde da Família, por meio dos agentes comunitários de saúde, receberão a vacina em casa.

A Fundação Municipal de Saúde recebeu mais 4670 doses da Coronavac na segunda-feira (8). Nesta fase da campanha, o município pretende vacinar 2.460 idosos com 90 anos ou mais.

Até o momento, apenas os idosos que moram em abrigos estavam sendo imunizados. Além dessa faixa etária, os profissionais de saúde de Teresina continuam sendo vacinados.

Publicidade

Dos 36 mil profissionais de saúde atuando na rede pública e particular, cerca de 20 mil já foram vacinados.

Veja os pontos de vacinação abaixo:

Zona Norte

  • Universidade Estadual do Piauí – Campus Torquato Neto (bairro Pirajá)

Zona Leste

  • Centro Universitário Uninovafapi (Planalto Uruguai)

Zona Sudeste

  • Faculdade Estácio (bairro São João)

Zona Sul

  • Centro Universitário Santo Agostinho (São Pedro)

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS